São Paulo, sábado, 07 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP monitora borboletas para verificar preservação de áreas verdes da capital

DA REPORTAGEM LOCAL

O monitoramento das borboletas ajuda a avaliar se uma área verde está ou não preservada. Essa é uma das razões para um levantamento preliminar ter sido realizado em 15 parques da cidade de SP.
Foram vistas 91 espécies diferentes por uma equipe do Depave (Departamento de Parques e Áreas Verdes do município), num estudo entre 2005 e 2007. Agora, a busca por outras espécies terá continuidade em mais parques -os locais já explorados podem ser alvo novamente do estudo, de forma mais minuciosa.
Além de conhecer melhor os insetos da cidade, o monitoramento permite verificar a situação das áreas verdes. Se espécies desaparecem com o tempo, pode ser que a área verde não esteja em bom estado de conservação.
Vilma Geraldi, diretora do Depave-3, afirma que esse é o primeiro levantamento de invertebrados feito por técnicos do departamento e a pesquisa vai integrar o inventário de fauna da cidade.
Foram observadas borboletas em parques como Ibirapuera, Alfredo Volpi, Trianon e Independência. O Ibirapuera, com 1,5 milhão de metros quadrados, teve 28 espécies vistas. Segundo a bióloga Hiroe Ogata, o parque Alfredo Volpi, no Morumbi, com 142,4 mil metros quadrados e 17 espécies observadas, pode ser um dos mais ricos da cidade porque possui "um remanescente de floresta nativa".
Ela ressalta que as diferenças no número de espécies não permite dizer que um ambiente é mais "pobre" -pode ser sinal de que a área não pôde ser explorada adequadamente.
As borboletas mais comuns e fáceis de ver em SP, segundo Ogata, são as da família Pieridae -um exemplo é a espécie Phoebis philea. "Elas ficam bem visíveis, voam no sol", diz a bióloga. "No ambiente urbano, as mais raras não sobrevivem." (AFRA BALAZINA)


Texto Anterior: Jovem tem rede pública como 1ª opção, mas concorre em particular
Próximo Texto: Gays no exército: Sargento afirma ter sofrido tortura durante transferência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.