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TELEFONIA
Segundo empresa, ligação direta de PABX com central é irregular; queixa está na Anatel
Telefônica acusa Embratel de captar clientes irregularmente
da Reportagem Local
A Empresa Telefônica, que opera a telefonia fixa em São Paulo,
encaminhou uma reclamação à
Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) na qual acusa a
Embratel (Empresa Brasileira de
Telecomunicações) de captação
irregular de clientes.
A reclamação foi feita há 60
dias, mas só foi divulgada ontem.
Desde sábado, as duas operadoras disputam o mercado de chamadas interurbanas dentro do
Estado de São Paulo, antes monopolizado pela Telefônica.
De acordo com o vice-presidente de negócios da Telefônica, Stael
Prata Silva Filho, a Embratel está
propondo aos grande clientes de
telefonia do Estado que conectem
seus PABX diretamente às centrais de trânsito da operadora
através de cabos de fibras ópticas.
Por essa conexão, todas as chamadas feitas por esses clientes para outros Estados do país seriam
encaminhadas sem passar pela
rede física da Telefônica, isentando a Embratel de pagar as taxas
previstas pelo uso de tal rede
-R$ 0,0036 por minuto.
Hoje, apesar de a Embratel ser a
única operadora autorizada a fazer chamadas entre áreas de concessão diferentes, essas ligações
têm que ser encaminhadas às suas
centrais pelas centrais das operadoras locais, que recebem todas
as ligações (locais, interurbanas,
internacionais etc.) que partem
dos usuários. A taxa paga o encaminhamento pela rede local.
"Entendemos que a Embratel é
uma operadora de longa distância, ou seja, não pode ter rede de
acesso (que liga a central ao cliente)", disse Silva Filho.
"Até o final de 2001, esse mercado é das operadoras locais e de
suas espelhos. Depois disso,
quando o 15 também puder ligar
para outros Estados, como está
previsto, aí será outra história."
Sem as taxas, segundo Silva Filho,
a Embratel poderá oferecer preços muito mais baixos a seus
clientes empresariais, às custas do
prejuízo causado à Telefônica.
A empresa perderia as taxas de
aluguel da rede e algumas ligações, já que nada impede que o
sistema complete chamadas dentro do Estado de São Paulo.
Silva Filho afirma que a Telefônica obteve cópias dos contratos
encaminhados a mil grandes
clientes. A Telefônica calcula que
as empresas respondam por 60%
das 4 milhões de chamadas para
outros Estados que partem diariamente de São Paulo.
A operadora não divulgou
quanto as taxas cobradas pelo encaminhamento dessas ligações
representam de faturamento.
Na reclamação, ela pede à Anatel que diga se concorda ou não
com o procedimento, e, caso entenda que há irregularidade, que
exija que a Embratel reembolse a
Telefônica pelas chamadas que
eventualmente tenha completado.
Procurada no final da noite de
ontem, a assessoria de imprensa
da Embratel limitou-se a dizer
que oferece dois planos de descontos para empresas que usam o
21 -o PABX 21 e o VipPhone.
Ambos, segundo a empresa, foram amplamente divulgados e
nunca foram questionados pela
Anatel. De acordo com a Embratel, a Telefônica oferece pacotes
muito parecidos a empresas que
usarem seu código -o 15.
A assessoria da Embratel não
soube detalhar como as ligações
feitas pelo PABX 21 e pelo VipPhone são encaminhadas.
A Anatel não se pronunciou até
o final da noite de ontem. Se a gerenciadora entender que o procedimento lesa a concorrência, pode multar a operadora.
(SÍLVIA CORRÊA)
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