São Paulo, Quarta-feira, 07 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUARULHOS
Segundo Jovino Cândido, 19 dos 21 parlamentares cobravam por apoio
Prefeito acusa outra vereadora

LILIAN CHRISTOFOLETTI
da Reportagem Local

O prefeito de Guarulhos (Grande São Paulo), Jovino Cândido (PV), incluiu ontem a vereadora Sandra Tadeu (PMDB) entre os outros 18 vereadores da cidade que, segundo ele, exigiram dinheiro, cargo ou secretaria em troca de apoio político.
Assim, dos 21 vereadores da cidade, 19 estariam envolvidos no esquema de "trocas".
A declaração foi feita ontem em entrevista coletiva na Prefeitura de Guarulhos. "Apenas os dois vereadores do PT (Edson Alberton e Orlando Fantazzini) não pediram nada", disse Cândido.
Os outros 18 vereadores haviam sido denunciados em uma conversa gravada entre o prefeito, o presidente da Associação Comercial de Guarulhos, Luís Roberto Mesquita, e o deputado estadual Elói Pietá (PT). O prefeito não sabia que estava sendo filmado.
"Não retiro nada do que eu disse. Tenho outras fitas gravadas que mostram os vereadores negociando projetos, mas vou entregá-las ao Ministério Público. São minhas provas", afirmou Cândido.
O prefeito afirmou ainda que as relações de troca de dinheiro e secretarias ocorriam desde a gestão dos ex-prefeitos Vicentino Pappoto (89-92), Paschoal Thomeu (93-96) e Néfi Tales (97-98) -que foi afastado pela promotoria após denúncias de irregularidades.

Investigação
A troca de cargos, secretarias e de dinheiro entre os vereadores está sendo investigada pelo Ministério Público e pela polícia.
Segundo o promotor de Justiça Nadin Mazloum, os vereadores envolvidos podem ser denunciados por corrupção e improbidade administrativa (deixar de cumprir função pública).
"As investigações são sigilosas, mas estamos apurando todas as denúncias. Não posso adiantar nada", afirmou o promotor.
Todos os vereadores negam as acusações e, de uma maneira geral, dizem que não há provas contra eles e que não entendem porque o prefeito fez as acusações.
Sandra Tadeu foi procurada pela Folha ontem em seu celular, mas não foi localizada.


Texto Anterior: Vereador vai ser intimado pela polícia
Próximo Texto: Vítima de assalto morre em acidente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.