UOL


São Paulo, quinta-feira, 07 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

Evento no DF debate propostas de mudanças no ensino superior do país
A possibilidade de substituir o vestibular por outro tipo de seleção, a necessidade de valorizar a pesquisa e as novas formas de financiamento do ensino superior estão entre os temas debatidos no seminário "Universidade: por que e como reformar?", aberto ontem em Brasília.
Para o ministro Cristovam Buarque (Educação), que participou da abertura do evento, que termina hoje, o ensino superior precisa avaliar a perda de sintonia com a sociedade, principalmente porque hoje o diploma universitário deixou de ser um "passaporte" para o mercado de trabalho.
"Se não mudarmos a estrutura [do ensino superior], a demora dos cursos e a permanência dos alunos, não vamos conseguir segurá-los", disse Cristovam para cerca de mil pessoas, entre professores, estudantes, reitores e especialistas em educação.
O ex-reitor da Unicamp Carlos Vogt propôs que seja discutida a possibilidade de inserir no sistema privado de ensino superior o status de fundação.
Marilena Chaui, da USP, propõe a criação de um programa nacional de pesquisas para alunos e formas de mantê-los na universidade. (DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Panorâmica - Saúde: Miguel Srougi lança livro sobre próstata em evento na sede da Fiesp
Próximo Texto: Mortes
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.