São Paulo, domingo, 07 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Falta de monitores prejudica Chapada dos Guimarães

Mirante do Véu de Noiva, principal ponto turístico do parque nacional, está fechado para visitas há um mês

Prefeitura afirma que não pode mais arcar com custos que são federais; cachoeira tem 86 metros de queda

FELIPE LUCHETE
DE BELÉM

O mirante do Véu de Noiva, principal ponto turístico do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, está fechado há um mês por falta de monitores na área.
As cerca de 15 mil pessoas que passaram pelo parque nacional em julho, período de alta temporada, foram avisadas de que não poderiam ver a cachoeira, atração principal da Chapada, com 86 metros de queda.
"Toda hora alguém liga reclamando, e na entrada tem gente que diz que veio de longe, mas não tem jeito", diz o chefe do parque, Cecílio Pinheiro. Também não há prazo para que as visitas possam voltar ao normal.
A trilha já havia sido fechada por dois dias em janeiro pelo mesmo motivo -falta de monitores para acompanhar os turistas.
A prefeitura de Chapada dos Guimarães chegou a contratar quatro funcionários, mas no final de junho alegou que não poderia mais bancar custos do governo federal.
O parque é administrado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes), do Ministério do Meio Ambiente.
O problema afetou o setor hoteleiro da cidade. "O movimento caiu 60% no mês passado. Quando os turistas ligam e ficam sabendo que o Véu de Noiva está fechado, nem aparecem", afirma Carmerinda Alves Pedroso, proprietária de um hotel.

OBRIGATÓRIO
A presença de monitores nas visitas à cachoeira virou obrigatória depois que uma adolescente morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas com o desabamento de uma rocha, em 2008.
O parque tem hoje sete funcionários para uma área de 33 mil hectares. Esses funcionários são responsáveis por cuidar da visitação, da fiscalização e da conservação -nenhum é monitor.
O prefeito Flávio Daltro Filho (PP) disse que já havia avisado, em janeiro, que a colaboração da cidade era temporária, porque seria impedido por lei de custear por mais tempo um serviço sem licitação. E não poderia fazer a proposta de contratação para uma região que não pertence ao município.
O ICMBio declarou que abrirá licitação para que uma empresa terceirizada possa oferecer monitores, mas não tem previsão para que o processo seja concluído.
No site oficial do parque nacional, o aviso sobre o fechamento, desde 1º de julho, do acesso ao mirante do Véu de Noiva aparece em destaque logo na primeira página -e diz ainda que é por tempo "indeterminado".


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.