São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

ONG de São Paulo oferece cursos e atendimento médico a 1.200 "zezinhos"

BRUNA SANIELE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A ONG Casa de Zezinho, no Parque Maria Helena (zona sul de SP), atende a 1.200 crianças e jovens. Oferece aulas de reforço escolar, arte, capoeira, basquete, foto, vídeo, inglês, informática e muitos outros cursos. O único requisito para ser um "zezinho" é estar matriculado na escola.
As crianças e os jovens se sentam em círculos, no início da atividade, junto com os colegas e o educador -e discutem um tema. Qualquer tema.
Uma das mais importantes funções dos cerca de 50 educadores da entidade, criada em 1994 para atender crianças e jovens de seis a 21 anos, acontece nesses círculos. Como detetives, os educadores tiram informações das conversas que podem sugerir se as crianças estão em situação de risco. Os pais são chamados à instituição para discutir os problemas detectados. As famílias passam então a receber atendimento médico e psicológico. "Nós chamamos a família, identificamos a situação e perguntamos o que podemos fazer. Nossa função é ajudar", afirma Ana Beatriz Fernandes Nogueira, psicóloga da Casa.
Como no MSF do complexo do Alemão (veja matéria nesta página), no Rio, a ONG paulistana também oferece atendimento médico e psicológico à comunidade. E na Casa de Zezinho, se o "zezinho" não pode comparecer ao atendimento, a equipe vai até o "zezinho". Para a médica Dina Kaufman, responsável pelo setor, o ponto forte do trabalho são as visitas domiciliares. "Tentamos ser mais uma fonte de acesso a esse serviço (de saúde), porque a necessidade é enorme".


Texto Anterior: Moradores preferem agilidade do MSF
Próximo Texto: Saúde / Prevenção: Hospitais oferecem programa de check-up para adolescente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.