São Paulo, quarta-feira, 07 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Baixa umidade do ar faz 80 cidades decretarem emergência

DE BRASÍLIA
DE SÃO PAULO
DE BELO HORIZONTE


Pelo menos 80 cidades do Brasil, principalmente das regiões Centro-Oeste e Sudeste, entraram em estado de emergência ontem à tarde. A umidade relativa do ar nestes locais ficou abaixo dos 12%.
Em São Paulo, após dois dias, a umidade melhorou bastante ontem. Situação que continua no feriado, por causa da passagem de uma frente fria.
Em Brasília, novamente, a secura chegou aos 10%, de acordo com dados do Cptec. O Inmet apontou índice de 11%, mas ambos indicam nível de emergência, segundo estudo feito pela Unicamp.
Para o Cptec, não há probabilidade de chuva pelos próximos dez dias na capital federal, que está há 88 dias sem precipitação. O maior período de estiagem registrado durou 135 dias, em 1970.
A situação de emergência também continua em capitais como Goiânia (GO) e Palmas (TO). Em Belo Horizonte, não chove há 89 dias, segundo o Climatempo. Ontem a umidade do ar foi de 12%. No Triângulo Mineiro, a umidade do ar chegou a 5%. No interior de São Paulo, a situação também é grave. As populações de Ribeirão Preto e Barretos -que ontem registrou 8%- também sofrem com a baixíssima umidade.
Segundo Patrícia Vieira, meteorologista da Somar Meteorologia, é normal ocorrerem dias seguidos sem chuvas nesta época. A previsão é que volte a chover com frequência nestas áreas apenas em outubro.


Texto Anterior: Há 90 Anos
Próximo Texto: Pedestres: Nova lei prevê calçadas mais largas na capital
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.