São Paulo, quarta-feira, 07 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Delegado que colocou número do DP em garrafas de cachaça é afastado

DO "AGORA"

O delegado Carlos Alberto Delaye, titular do 92º DP, no Parque Santo Antônio (zona sul de SP), foi afastado ontem do cargo por tempo indeterminado pela Corregedoria da Polícia Civil por usar o número da delegacia no rótulo de garrafas de cachaça e vinho.
O emblema traz a foto do policial fantasiado de caubói e o número 92 com o título "Aqui o sistema é bruto".
Delaye afirmou que as bebidas alcoólicas são brindes para amigos e que a ideia surgiu de um conhecido que utilizou uma foto tirada em um parque para produzir o rótulo personalizado. "Nunca pensei que uma foto fosse dar tanta confusão e polêmica."
A Secretaria da Segurança Pública informou que a conduta do delegado será objeto de apuração pela Corregedoria e que, caso não seja detectada nenhuma infração disciplinar, ele voltará ao cargo.
No início da tarde, o policial teve que se apresentar na 6ª Seccional. "O problema é que acharam ruim por causa da conotação da delegacia com a cachaça", afirmou Delaye.
Para especialistas em direito administrativo, a conduta de Delaye fere a respeitabilidade do cargo. Como agente público de segurança, diz o professor de direito Clóvis Beznos, da PUC-SP, ele representa a autoridade do próprio Estado. "Isso [o rótulo] leva ao descrédito da instituição. Ou dá uma ideia de que o sistema é "bruto", podendo ser interpretado como um sistema ilegal, violento", diz Beznos.


Texto Anterior: Outro lado: Advogado diz que cliente alega "mal-entendido"
Próximo Texto: Fundação da USP dá R$ 400 mil a loja de caça
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.