São Paulo, sábado, 07 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Moradores vão protestar contra Calçada da Fama, e Promotoria abre inquérito

CRISTINA MORENO DE CASTRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Moradores do bairro de Santa Cecília (centro de São Paulo) vão protestar no próximo sábado contra a construção da Calçada da Fama. Eles marcaram o ato público em reunião na última quinta, com cerca de 35 pessoas, à qual a Folha esteve presente.
Os participantes, em sua maioria da rua Canuto do Val, onde está a calçada, disseram que o alargamento do passeio em dois metros só beneficiará a Rede Biroska -idealizadora e maior financiadora do projeto, aprovado por lei de janeiro de 2008. A Subprefeitura da Sé arca com R$ 77 mil.
A rede possui cinco bares, que também tornam a rua barulhenta, segundo vizinhos. Na reunião, o analista de suporte Claudio Brasil, 41, disse que, mesmo após instalar janela antirruído, o barulho das obras voltou a prejudicar o sono da mulher e dos filhos. Por isso, decidiu se mudar.
O Ministério Público abriu um inquérito e pediu explicações à prefeitura, à Secretaria Municipal de Transportes e ao vereador Paulo Frange (PTB), autor da lei.
Auditores do Tribunal de Contas do Município constataram irregularidades na obra, como a ausência de placas com prazos e orçamento.
A Subprefeitura da Sé disse que já prestou esclarecimentos ao TCM. A CET disse que recebeu o ofício do MP ontem e "vai fornecer todos os dados a seu alcance" -a Calçada da Fama acabará com a Zona Azul naquele trecho.
Wesley Machado, diretor da Rede Biroska, alega que propôs reuniões aos moradores para esclarecer dúvidas, mas eles nunca participaram.


Texto Anterior: Outro lado: Pasta diz que dará respostas direto ao tribunal
Próximo Texto: Prefeitura quer tornar região da Barra Funda a mais populosa de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.