São Paulo, terça-feira, 07 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Agendar passaporte vira "maratona on-line"

Sistema eletrônico da Polícia Federal oferece horários restritos e apenas em alguns postos

VANESSA CORREA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O serviço de agendamento eletrônico para solicitação de passaporte da Polícia Federal, "criado para evitar filas e trazer comodidade", virou uma maratona on-line.
Desde o dia 23, a Folha fez consultas periódicas ao sistema de agendamento on-line da PF. Das 27 tentativas, só 11 resultaram em vaga e, mesmo assim, para um ou dois postos específicos por vez e para datas também restritas.
Para o posto do Tatuapé (zona leste), nenhuma consulta resultou em horário disponível. Só uma tentativa ofereceu horários no Shopping Eldorado (zona oeste). Duas horas e 20 minutos depois, já não estavam disponíveis.
O posto do Shopping Ibirapuera (zona sul) esteve disponível só uma vez. Já na superintendência do órgão, na Lapa (zona oeste), houve vagas em quatro tentativas. A Folha foi à superintendência da PF, sem horário marcado, levando o protocolo preenchido on-line.
Um "encaixe" levou cerca de 20 minutos. Em uma hora, todo o trâmite havia sido feito, com dez dias para retirar o documento. Segundo agentes, os melhores dias para quem tenta se encaixar são terça, quarta e quinta.
Em setembro, falha no sistema causou atrasos na requisição e entrega do documento em todo o país, e a PF suspendeu o serviço por três dias. Depois, a demanda reprimida causou mais dificuldades, sobretudo em São Paulo, onde são emitidos até 30% dos passaportes do país.
Consultada na quarta-feira sobre os atuais problemas de agendamento, a PF não havia respondido até o fechamento desta edição.

VISTO DOS EUA
O consulado dos EUA em São Paulo informou ontem que, devido ao aumento da demanda, o prazo médio para que receber em casa o passaporte com visto passou de até sete dias úteis para dez.
O consulado recebe 2.000 pessoas por dia, aumento de 30% em relação a junho.

Colaborou GABRIELA MANZINI


Texto Anterior: Outro lado: Contatos já estão sendo feitos, diz ministério
Próximo Texto: Promotor pede fim de obras no parque da Água Branca
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.