São Paulo, quarta-feira, 08 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

PARÁ

Confronto entre policiais e sem-teto deixa ao menos três feridos; 11 foram presos

Ary Souza/"O Liberal"
Policiais observam sem-teto durante operação para desocupação de área da Universidade Federal do Pará


A reintegração de posse de uma área da UFPA (Universidade Federal do Pará), invadida por 1.500 sem-teto havia quatro dias na periferia de Belém (PA), deixou pelo menos três pessoas feridas, entre elas um delegado da Polícia Federal -atingido por uma pedrada na cabeça. Onze foram presas.
A operação contou com 200 PMs do batalhão de choque, canil e cavalaria, 20 policiais federais e 20 civis. A resistência de invasores transformou a ação em um campo de batalha com uso de bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo, do lado da polícia, e pedras e pedaços de paus, do lado dos sem-teto.
Segundo o comandante da operação, coronel Joaquim Sousa, o único ferido no conflito foi o delegado da PF José Olegário Pereira Nunes, com suspeita de traumatismo craniano. Ele foi medicado e passa bem.
Os sem-teto afirmam que pelo menos dois moradores ficaram feridos atingidos por estilhaços de bombas de efeito moral.
O secretário-executivo da Segurança Pública, Ivanildo Pontes, disse que, além da invasão, os 11 presos responderão por crime ambiental. Os sem-teto são ainda acusados de matar animais que ficavam no local.
A liderança dos sem-teto alega que a área de cerca de 12 hectares está abandonada. A UFPA diz que há um projeto de expansão do campus universitário. (DA AGÊNCIA FOLHA)


Texto Anterior: Comissão irá analisar pedido da prefeitura
Próximo Texto: Ouro Preto: Trânsito em área histórica terá restrições
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.