São Paulo, quinta-feira, 08 de janeiro de 2004

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EDUCAÇÃO

Plano do Inep prevê a unificação de todos os sistemas a partir de 2005; a metodologia do Saeb poderá ser a base

MEC quer avaliação única para ensino básico

KAMILA FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao Ministério da Educação, apresentou ontem, em Fortaleza, o projeto da rede nacional de avaliação. O plano, exposto a 40 dirigentes de estabelecimentos municipais de ensino, prevê a unificação e a universalização de todos os sistemas de avaliação da educação básica no país a partir de 2005.
A idéia, segundo Carlos Henrique Araújo, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, é que a metodologia do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) seja a base para essa unificação.
"É importante, para termos uma métrica nacional, que exista uma matriz comum aplicada a todas as escolas", disse Araújo.
Por meio de convênios com Estados e municípios, a proposta é que a prova do Saeb deixe de ser aplicada apenas por amostragem, como é feita hoje, e passe a abranger todas as escolas de ensino fundamental e médio do país.
A prova do Saeb -que tem questões de língua portuguesa e de matemática- é aplicada a cada dois anos, a alunos da 4ª e da 8ª séries do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. A metodologia não seria modificada.
Além da prova matriz, criada pelo MEC, a idéia é que Estados e municípios também possam incluir questões de interesse local nas avaliações. Para isso, estão previstas, nos convênios, a capacitação de professores, pelo Inep, para a formulação correta de questões e a formação de bancos nacionais de questões de provas.
Os custos da aplicação das provas seriam divididos entre União, Estados e municípios, para viabilizar a universalização da avaliação. Com isso, será possível saber o desempenho de cada escola.
"Em todos esses anos em que o Saeb existe, o que se viu foram resultados incipientes e uma evolução muito ruim", afirmou.
Atualmente, existem 14 sistemas de avaliação do desempenho escolar nos Estados. Em caráter experimental, os Estados de Mato Grosso do Sul e do Acre e o município de Sobral (CE) já têm convênio com o Inep desde 2003.
Segundo Araújo, não será criado um mecanismo que torne obrigatória a adesão de Estados e municípios. Nos locais que não integrarem a rede, a prova será aplicada por amostragem.


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