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EDUCAÇÃO
Plano do Inep prevê a unificação de todos os sistemas a partir de 2005; a metodologia do Saeb poderá ser a base
MEC quer avaliação única para ensino básico
KAMILA FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA
O Inep (Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira), órgão ligado ao
Ministério da Educação, apresentou ontem, em Fortaleza, o projeto da rede nacional de avaliação.
O plano, exposto a 40 dirigentes
de estabelecimentos municipais
de ensino, prevê a unificação e a
universalização de todos os sistemas de avaliação da educação básica no país a partir de 2005.
A idéia, segundo Carlos Henrique Araújo, diretor de Avaliação
da Educação Básica do Inep, é que
a metodologia do Saeb (Sistema
Nacional de Avaliação da Educação Básica) seja a base para essa
unificação.
"É importante, para termos
uma métrica nacional, que exista
uma matriz comum aplicada a todas as escolas", disse Araújo.
Por meio de convênios com Estados e municípios, a proposta é
que a prova do Saeb deixe de ser
aplicada apenas por amostragem,
como é feita hoje, e passe a abranger todas as escolas de ensino fundamental e médio do país.
A prova do Saeb -que tem
questões de língua portuguesa e
de matemática- é aplicada a cada dois anos, a alunos da 4ª e da 8ª
séries do ensino fundamental e do
3º ano do ensino médio. A metodologia não seria modificada.
Além da prova matriz, criada
pelo MEC, a idéia é que Estados e
municípios também possam incluir questões de interesse local
nas avaliações. Para isso, estão
previstas, nos convênios, a capacitação de professores, pelo Inep,
para a formulação correta de
questões e a formação de bancos
nacionais de questões de provas.
Os custos da aplicação das provas seriam divididos entre União,
Estados e municípios, para viabilizar a universalização da avaliação. Com isso, será possível saber
o desempenho de cada escola.
"Em todos esses anos em que o
Saeb existe, o que se viu foram resultados incipientes e uma evolução muito ruim", afirmou.
Atualmente, existem 14 sistemas de avaliação do desempenho
escolar nos Estados. Em caráter
experimental, os Estados de Mato
Grosso do Sul e do Acre e o município de Sobral (CE) já têm convênio com o Inep desde 2003.
Segundo Araújo, não será criado um mecanismo que torne
obrigatória a adesão de Estados e
municípios. Nos locais que não
integrarem a rede, a prova será
aplicada por amostragem.
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