São Paulo, sábado, 08 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

HÉLIO SABOYA RIBEIRO DOS SANTOS
(1930-2011)


Advogado que ajudou a criar o Disque-Denúncia

DO RIO

Em 1995, quando começava a ser criado o serviço do Disque-Denúncia no Rio de Janeiro, o esforço e o prestígio do advogado Hélio Saboya foram fundamentais para que o projeto prosperasse.
Como presidente da entidade civil Rio Contra o Crime, criada para dar suporte ao novo serviço, ele foi para a televisão e para as rádios, negociou com o governo e emprestou sua credibilidade para a nova iniciativa.
O Rio passava então por um momento crítico de violência. E, com o Disque-Denúncia, pela primeira vez no Brasil o cidadão comum deixava de ser apenas vítima e espectador da criminalidade para se tornar um agente importante no seu combate.
Hoje, a ideia se espalhou por 13 Estados brasileiros. Só no Rio, o serviço recebe, em média, 600 ligações por dia.
Saboya formou-se em direito pela PUC do Rio em 1957. Foi procurador do Estado e, na década de 1980, secretário-geral e presidente da seção Rio da Ordem dos Advogados do Brasil. Entre 1987 e 1990, assumiu a Secretaria Estadual de Polícia Civil.
Notabilizou-se, sobretudo, por ser um militante da advocacia. Com 53 anos dedicados à profissão, continuava trabalhando em causas complexas e frequentava regularmente seu escritório.
Saboya completaria 81 anos no dia 26 de janeiro.
Desde maio do ano passado, lutava contra um câncer no pulmão. No dia 1 º de janeiro, foi internado no hospital Quinta D'Or, em São Cristóvão, zona norte do Rio, e faleceu ontem, por volta das 7h da manhã. O enterro foi realizado na tarde de ontem, no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Café nos Jardins é assaltado à luz do dia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.