São Paulo, domingo, 08 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Vitaminas C e E juntas dão bom efeito

JULIO ABRAMCZYK

Há três anos, surgiram estudos mostrando que a vitamina E era ineficaz para evitar a progressão da aterosclerose (deposição de gordura na parede das artérias) e prevenir doenças coronárias.
Em 2001, na revista "Circulation" (2001;104:1571), da Associação Americana de Cardiologia, pesquisadores mostraram-se surpreendidos com esse achado. Mas lembraram que outro estudo sugeria que o consumo das vitaminas C e E juntas poderia promover melhora da atividade antioxidativa da vitamina E na prevenção da aterosclerose.
Pesquisadores da Finlândia e da Dinamarca, no ano passado, publicaram trabalho na mesma "Circulation" (2003;107:947-953) e concluíram que fornecer diariamente de forma suplementar as vitaminas C e E retarda a aterosclerose em pessoas com taxas anormalmente altas de colesterol.
O avanço no conhecimento dos benefícios proporcionados pela suplementação, entretanto, não ficou restrito apenas à prevenção da ateroclerose.
Peter P. Zandi e colaboradores assinalam nos "Archives of Neurology" de janeiro (204;61:82-88) que o uso suplementar e concomitante das vitaminas (E, acima de 400 unidades internacionais/ dia; C, no mínimo 500 mg/dia), está associado a redução na incidência de Alzheimer. Sugerem ainda os autores que esses antioxidantes merecem novos estudos, desta vez como agentes primários na prevenção da doença.



Texto Anterior: Uso de colete faz zelador se sentir como um robô
Próximo Texto: Nutrição: Manual mostra as necessidades mínimas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.