São Paulo, quinta-feira, 08 de março de 2007

Próximo Texto | Índice

Visita de Bush deverá trazer caos ao trânsito

Por exigência dos EUA, autoridades não divulgam informações sobre alterações no trânsito

Avenidas importantes da cidade serão fechadas parcialmente até uma hora e meia antes da passagem da comitiva dos EUA

DA REPORTAGEM LOCAL

O paulistano sofrerá hoje e amanhã com um trânsito caótico em razão da visita do presidente norte-americano, George W. Bush, à cidade.
O Comando Militar do Sudeste decidiu fechar de uma a três faixas das avenidas pelas quais a comitiva de Bush irá passar até uma hora e meia antes da passagem do comboio. O comando militar coordena as equipes brasileiras de segurança que trabalham no evento.
A interdição é para garantir a segurança de Bush no trajeto e evitar que o comboio presidencial enfrente trânsito.
As autoridades brasileiras, porém, não divulgaram, por exigência dos americanos, o trajeto de Bush de modo que o paulistano pudesse evitar ficar preso nos congestionamentos.
Bush chegará no início da noite de hoje ao aeroporto de Cumbica (Guarulhos) e atravessará São Paulo de carro até o hotel Hilton, na marginal Pinheiros, zona sul.
Amanhã, Bush atravessará São Paulo outras três vezes: ida e volta de uma empresa em Guarulhos, com o presidente Lula, e no fim da tarde para embarcar em Cumbica. Ele se hospedará no Morumbi e ainda deve ter eventos em três pontos da região na tarde de amanhã.
O mesmo esquema será montado para os traslados da primeira-dama Laura Bush, que terá agenda paralela em bairros da zona oeste.
Com isso, entre o fim da tarde de hoje e o início da noite de amanhã, o trânsito em toda a zona sul, nas marginais Pinheiros e Tietê, na avenida 23 de Maio e na zona oeste, especialmente Jardins, Vila Madalena e Pinheiros, ficará prejudicado.
E não há alternativas seguras. "O hotel em que ele vai ficar é um ponto nevrálgico. Vai ter reflexo no trânsito da zona oeste, zona sul, na [avenida] Bandeirantes, na 23 de Maio e nas ruas próximas. Será um caos", disse Luiz Celso Bottura, especialista em engenharia urbana.
O trânsito também deve ser prejudicado pelas manifestações já previstas. Para hoje, às 15h, a UNE e outras entidades programaram uma passeata na avenida Paulista contra a visita.


Próximo Texto: Prefeitura maquia ruas e avenidas para Bush passar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.