São Paulo, sábado, 08 de março de 2008

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Após manifestação, secretário diz que irá ampliar fiscalização

Alexandre de Moraes diz ter determinado instalação de obstáculos para impedir que veículos invadam corredores

Ele afirmou que a prefeitura vai concluir em abril 14 intervenções no sistema viário da zona sul para aumentar a fluidez

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário dos Transportes, Alexandre de Moraes, afirmou ter determinado ontem mesmo a instalação de obstáculos para impedir que outros veículos invadam os corredores de ônibus, o que seria um dos motivos para a lentidão dos coletivos. Disse ainda que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai ampliar a fiscalização nos corredores da zona sul.
Na segunda-feira, segundo nota da secretaria, haverá 50 técnicos na fiscalização do corredor M'Boi Mirim. Também serão transferidas quatro linhas da Vip (Viação Itaim Paulista) na zona sul para a Viação Campo Belo, que conta com ônibus articulados.
Além das medidas paliativas, Moraes afirmou que a prefeitura vai concluir em abril 14 intervenções no sistema viário da zona sul para aumentar a fluidez do tráfego na área.
"Mapeamos toda a área da zona sul, identificamos os gargalos e estamos realizando essas 14 obras", declarou Moraes, ainda no local do protesto.
Segundo o secretário, um dos motivos para a demanda pelos ônibus na zona sul decorre da falta de alternativas, como metrô e linhas de trens.
"Dos 6,5 milhões de pessoas que usam ônibus, 38% usam a zona sul. É a única região que depende única e exclusivamente de ônibus. Logicamente, isso atrapalha. A zona sul é prioridade da gestão", disse.
Sem citar nomes, o secretário insinuou que a manifestação pode ter sido orquestrada por pessoas descontentes com a mudança da cooperativa que prestava serviços na zona sul após uma série de acidentes com os ônibus, no ano passado.
"Aqueles que foram retirados, aqueles que são penalizados e multados, não adianta se unirem à população. A população, sim, tem o direito de se manifestar. Baderneiros, pessoas que transportam irregularmente não irão retornar ao sistema", disse ainda.
Também de manhã, Moraes determinou a aplicação de multa de R$ 30 mil à empresa Vip, que não teria colocado todos os ônibus nas ruas de manhã.
A Folha procurou a empresa, mas ninguém quis se manifestar. "As empresas de ônibus têm de se conscientizar da obrigatoriedade de prestarem um serviço com condições de dignidade", disse Moraes.
O SP-Urbanuss (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de SP), em resposta, atribuiu a culpa pelo protesto à própria prefeitura.
"Como já reconhecido pelo secretário dos Transportes, aquela região exige a implantação de melhorias que propiciem a fluidez do transporte coletivo", afirmou a entidade, por meio de nota.
"Vale ressaltar que o problema em foco não se trata nem de quantidade nem de freqüência dos ônibus, e sim do aumento da velocidade", conclui a nota.


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