São Paulo, sábado, 08 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulheres buscam cursar faculdade na terceira idade

DA REPORTAGEM LOCAL

A determinação de cursar uma faculdade também faz parte do cotidiano de ao menos três octogenárias brasileiras.
Dona Benedicta, 80, está no último ano do curso de direito na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas. No final de 2007, ela defendeu a monografia de conclusão de curso e alcançou nota 9. Agora, cursa as últimas três disciplinas para concluir o curso. "É a realização de um sonho."
Eliete Calixto, 88, do Rio de Janeiro, passou no vestibular do curso de história na Faculdades Integradas Abeu, em Nilópolis [Rio de Janeiro], no fim do ano passado. Apesar de ter cursado só dois anos do ensino fundamental na infância, ela voltou a estudar escondido do marido que não queria que ela saísse de casa. "Dizia que ia visitar amigas doentes." Seis anos após ficar viúva, Eliete se inscreveu e passou no vestibular.
A paraense Raimunda Nonata da Silva Maciel, 82, também foi aprovada no vestibular no final de 2007. Está cursando serviço social na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Santarém (PA). A inscrição no vestibular ocorreu dois dias após ter concluído o ensino médio. Os sete filhos, 12 netos e cinco bisnetos a incentivaram.
E o que pretende quando terminar o curso? "Eu não planejo nada. Se eu estiver viva até lá, tudo bem. Não vivo pensando no futuro, vivo pensando no que devo fazer no presente."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.