São Paulo, segunda-feira, 08 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em dia de sol, ciclista sofre com "trânsito" para pedalar

Cruzar passarela para nova ciclovia da marginal Pinheiros leva até 10 minutos

Inaugurada há 1 semana, pista para bicicletas tem apenas dois acessos; CPTM diz que abrirá mais duas entradas para os ciclistas

OCIMARA BALMANT
DA REVISTA DA FOLHA

O paulistano que pegou ontem a bicicleta para aproveitar o domingo de sol e esquecer os congestionamentos diários acabou preso em outro engarrafamento: o da passarela da estação Vila Olímpia, que dá acesso à nova ciclovia da marginal Pinheiros. Muitos ciclistas demoraram mais de dez minutos para cruzar o local, um dos dois acessos à ciclovia, inaugurada em 27 de fevereiro.
Para ter acesso a uma das entradas da pista, é preciso atravessar uma passarela e enfrentar quatro lances de escada na subida e outros quatro na descida. Apesar de o acesso contar com canaletas para facilitar o transporte das bicicletas, muitos usuários sofreram.
"É complicado subir empurrando a bicicleta, e tem gente que vai mais devagar. Não tem jeito, vira este trânsito em pleno domingão", disse Eduardo Rumeig, 25, professor de educação física. Sob um sol de 29C, ele pedalou os 14 km da ciclovia, da avenida Miguel Yunes, na estação Jurubatuba da CPTM, até a Vila Olímpia.
Parado no trânsito das escadas da passarela, o economista Guilherme Correa, 38, com uma das mãos empurrava a própria bicicleta e com a outra carregava a da filha Amanda, de oito anos. Foram dez minutos para atravessar.
Antes mesmo da inauguração, vários ciclistas já haviam criticado o fato de a nova ciclovia ter só duas entradas, uma em cada ponta -na estação Vila Olímpia e na av. Miguel Yunes. A CPTM já prometeu fazer mais dois acessos.
Ontem, uma parte dos 3.219 ciclistas que estiveram na nova ciclovia da marginal Pinheiros aproveitou para esticar o passeio e pedalar os cinco quilômetros da ciclofaixa, que aos domingos liga os parques do Povo, do Ibirapuera e das Bicicletas, das 7h às 14h.


Texto Anterior: Águas de março: Chuva deixa 6 mortos no rio e deve continuar
Próximo Texto: Prevenção: Começa hoje vacinação contra a gripe suína
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.