UOL


São Paulo, terça-feira, 08 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paralisação pega o passageiro desprevenido

DA REPORTAGEM LOCAL

A paralisação de motoristas e cobradores acabou pegando de surpresa inúmeros paulistanos na manhã de ontem. Com os 14 terminais de ônibus municipais fechados, a população procurava alternativas de transporte nos pontos, que ficaram lotados. Na zona leste, somente lotações regulares e clandestinos rodavam pelas principais vias.
Aliás, ontem foi o dia em que os clandestinos -ônibus e lotações- aproveitaram para faturar. Alguns chegavam a cobrar até R$ 2 pela passagem.
Nos orelhões, as pessoas chegavam a brigar nas filas para poder fazer uma ligação. Muitos avisavam que chegariam atrasados. Outros acabaram desistindo no meio do caminho.
"Será uma verdadeira odisséia para chegar na empresa", afirmava o auxiliar de escritório Divaldo Souza, 30, que, mal tinha conseguido embarcar em um lotação, já se preocupava com a volta.
"O pior está por vir. Vou gastar mais de uma hora na ida e, na volta, mais de duas", dizia.
"Eu nem sabia que ia ter greve. Além de ter um transporte horrível, ainda temos de passar por isso", dizia a secretária Luciana Nogueira, 29, ao chegar ao terminal São Mateus (zona leste).
Mais prevenida, a enfermeira Maria Aparecida da Silva, 49, saiu de casa mais cedo. Não adiantou.
"Saí às 6h. Pensei que ia dar certo, que não ia chegar atrasada. Não vai ter jeito." Já passava das 8h quando a enfermeira foi entrevistada pela Folha em um ponto de ônibus da avenida Sapopemba, também na zona leste.
"Está ficando pior a cada dia que passa. Como não tenho dinheiro para pagar mais passagens, vou voltar para casa e ainda corro o risco de ter o dia descontado", dizia o eletricista Zildo Domingues, 43.
Com a greve, o rodízio municipal de veículos foi suspenso. Táxis e ônibus de turismo puderam operar cobrando R$ 1,70, valor da tarifa. Faixas exclusivas e corredores de ônibus foram liberados. Caso a greve continue, essas medidas valerão hoje.


Texto Anterior: Ação pedirá destituição da diretoria de sindicato
Próximo Texto: Viações de SP têm sócios em paraíso fiscal
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.