São Paulo, sexta-feira, 08 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Falsa locadora consegue escapar da restrição

Prática é uma "praga", diz representante do setor

DE SÃO PAULO

A ação de empresas que fazem transporte clandestino de passageiros por fretamento ganhou um novo expediente para burlar a fiscalização: as falsas locadoras.
Enquanto as empresas de fretamento têm de usar placas vermelhas e respeitar a zona de restrição, as de locação de veículos podem usar placas cinzas (comuns) e circular em qualquer área -só precisam respeitar o rodízio.
No site da Secretaria dos Transportes, das 972 empresas cadastradas para fretamento, 189 aparecem como "transportadora e locadora".
"Isso é uma praga, tem até locadora de ônibus, o que é uma excrescência", diz Jorge Miguel dos Santos, diretor-executivo do Transfretur.
Segundo ele, essas empresas fazem um cálculo simples ao trocar a placa vermelha pela cinza. "É muito mais vantajoso perder um dia por causa do rodízio do que ter de se submeter à zona máxima de restrição", afirma.
Esses veículos não são autuados pelos LAPs, equipamentos que fazem leitura automática de placas e flagram quem circula com placa vermelha na zona de restrição.

TRANSPORTE ILEGAL
O problema preocupa também a Abla (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), que, segundo Paulo Gaba, presidente do conselho nacional da entidade, tem "como uma de suas principais bandeiras exatamente a luta contra o transporte ilegal de passageiros".
"Quando vejo uma minivan ou um micro-ônibus com a inscrição "locadora", logo penso: "O que será que ele aluga?" Trata-se de um transportador, não aluga nada."
Segundo ele, o setor é vítima da atuação dessas falsas locadoras. "Tais empresas trazem prejuízos à credibilidade e à seriedade que as verdadeiras locadoras trabalharam muito para construir ao longo do tempo", disse.
A Folha questionou a secretaria sobre o que está sendo feito para combater essas "falsas locadoras", mas a pasta não respondeu.


Texto Anterior: SP aperta o cerco contra fretado para inibir clandestino
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.