São Paulo, quarta-feira, 08 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Após 6 anos, cartão SUS ainda engatinha
Anunciado pela primeira vez há seis anos, o Cartão Nacional de Saúde funciona hoje de forma precária em 36 municípios, dos 44 que integram o projeto piloto do programa.
Em Salvador, por exemplo, onde existem 355 unidades de saúde, o sistema só está instalado em 11 unidades.
Em São José dos Campos (91 km de SP), citada como "modelo" de implantação pelo ministério, o cartão só está instalado em 42 das 69 unidades de saúde -o que ainda não possibilita um total intercâmbio de informações nem no âmbito municipal. O governo previa a implantação total do piloto até o fim de 2000.
O cartão foi um compromisso assumido por José Serra (PSDB), pré-candidato à Presidência da República, ao assumir o ministério, em 1998.
O objetivo era agilizar o atendimento na rede que atende o SUS (Sistema Único de Saúde), promovendo intercâmbio de informações e facilitando a compensação financeira dos municípios que investem na saúde pública.
O governo anunciou, em janeiro de 2001, a expansão do projeto, com mais 600 municípios até o fim de 2003.

Outro lado
O ministério atribui o atraso à complexidade do programa e a dificuldades, como atraso na licitação da empresa que faria o software, dificuldades estruturais nas unidades e despreparo de funcionários. (DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)

Texto Anterior: Justiça: Prêmio de loteria será pago 11 anos depois
Próximo Texto: Paraná: Hepatite deixa 16 escolas sem aulas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.