São Paulo, quinta-feira, 08 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET
Causa é erro de configuração
Página brasileira leva a site sadomasoquista

AUGUSTO PINHEIRO E
FRANCISCO MADUREIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os endereços da Internet brasileira podem ser uma porta para um site de sadomasoquismo. Caso o usuário adicione, por engano, a terminação ".org" a um endereço do país, chegará ao site Black Rose, grupo de discussão de "expressões de poder no amor" como dominação, fetiche e travestismo.
O problema foi apontado há cerca de 15 dias pelo professor Eduardo Mascarenhas Santos, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), e sua reclamação chegou ao Registro.br, órgão responsável pelo cadastro de páginas da Internet no Brasil.
A Black Rose registrou o domínio www.br.org junto à Network Solutions, que cadastra endereços nos EUA, em setembro de 1995. Desde então, um erro de configuração redireciona qualquer endereço que termine em ".br.org" para o site www.br.org.
O Registro.br está contatando o site norte-americano para pedir a mudança dessa configuração.
Segundo Frederico Neves, coordenador-técnico do Registro.br, a configuração do servidor da Black Rose faz com que qualquer texto entre o "www" e o "br.org" seja considerado como um subdomínio do site norte-americano.
Por isso, quando o usuário digita a extensão ".org" após um site brasileiro, o navegador acaba abrindo a página www.br.org.
Essa configuração pode ser útil para empresas com grande variedade de produtos, pois o navegador levará o internauta para a página inicial da companhia.
Neves, no entanto, não vê má-fé na atitude do site norte-americano. Contatada pela Folha, Desiree Corwin, webmaster da página, afirmou que o redirecionamento dos sites brasileiros para a "Black Rose" não é intencional.
Corwin assegura que tentou entrar em contato com o Registro.br, mas houve "um problema de idioma".


Texto Anterior: Comissão aprova limite a anúncio de tabaco e álcool
Próximo Texto: Presidente pós-comunista da Bulgária morre
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.