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Falha em sensor foi revelada em 96, diz jornal
Primeiros problemas em sensores de velocidade levaram Airbus a fazer alerta há 12 anos, afirma publicação da França
Mensagens enviadas por avião da Air France antes do acidente indicam possível defeito em peça; empresa diz que já acelerou troca
MARCELO NINIO
DE GENEBRA
Os primeiros problemas nos
sensores externos de velocidade Pitot, os mesmos que acusaram falha no voo AF 447 da Air
France, foram descobertos pela
Airbus há mais de 12 anos, segundo reportagem publicada
ontem pelo semanário francês
"Journal du Dimanche".
Um comunicado interno do
fabricante emitido em novembro de 1996 e obtido pela publicação da França alerta que os
parâmetros de medição do instrumento poderiam ser "severamente degradados" em situações de tempestade.
A mensagem cita especificamente como área de risco a "zona de convergência intertropical", região de instabilidade climática que estava na rota do
avião da Air France que caiu.
Em entrevista concedida no
sábado, o diretor do BEA, a
agência francesa que investiga
o acidente, confirmou que o
Airbus-A330, o modelo que desapareceu entre Rio e Paris, já
havia sofrido panes no Pitot.
Paul-Louis Arslanian acrescentou que um programa de
substituição da peça estava em
curso por recomendação do fabricante, mas que o avião acidentado ainda não havia passado por ele. Arslanian ressalvou,
no entanto, que os peritos ainda não têm clareza do papel que
a suposta falha no Pitot pode
ter tido no acidente.
Com base nas 24 mensagens
automáticas enviadas pelo Airbus da companhia Air France
em seus últimos minutos de
voo, o BEA identificou uma série de panes provocadas pela
falta de dados de velocidade,
que pode ter sido causada ou
agravada pelo defeito no Pitot.
Horas depois da entrevista, a
Air France divulgou uma nota
informando que "acelerou" o
programa de troca do instrumento, mas disse que isso não
deveria "pressupor uma ligação
com as causas do acidente".
Solução
Em seu comunicado, a Air
France disse que desde 2007
foram observados no modelo
de aeronave A320 incidentes
de perda de informações no
aparelho -um tubo que mede a
velocidade e envia dados a outros sistemas do avião.
A partir de maio de 2008, falhas foram detectadas nos modelos A340 e A330, segundo a
Air France, que afirma ter pedido à Airbus uma solução para
"reduzir ou eliminar" a aparição desses problemas.
Na ocasião, segundo a companhia francesa, a Airbus informou que a peça recomendada
para a aeronave A320 não havia
sido feita para prevenir os incidentes em alta altitude.
A Air France disse que somente no primeiro trimestre
de 2009 os testes em laboratório mostraram que a nova peça
"poderia trazer uma melhoria
significativa". A empresa diz ter
lançado seu programa de substituição das peças em abril.
Para o ministro dos Transportes francês, Dominique
Bussereau, a atenção para a falha nos sensores não deve ser
exagerada. "Uma avaria nos
sensores não é suficiente para
explicar a causa do desaparecimento do voo AF 447", disse.
Ele disse ontem que a prioridade para a investigação é
achar as duas caixas-pretas.
"Só nos restam três semanas", disse Bussereau, em referência ao tempo estimado de
operação dos sinalizadores
acoplados às caixas-pretas.
Colaborou ALENCAR IZIDORO,
da Reportagem Local
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