São Paulo, terça-feira, 08 de junho de 2010

Texto Anterior | Índice

Artistas brasileiros dizem ser vítimas de ameaça na Turquia

Líder do grupo diz que não recebeu o salário e que empresário turco o agrediu

HUDSON CORRÊA
DO RIO

Um grupo de dez artistas brasileiros na Turquia relatou ontem ao consulado do Brasil no país ter sofrido agressões e ameaças de morte de um empresário turco no fim da semana passada.
A companhia, que faz shows com danças brasileiras e capoeira, diz ter sido contratada para um série de apresentações até o final de outubro e que receberia US$ 10 mil por mês.
O primeiro contato dos artistas com os empresários foi via internet. Eles estão em hotel pago pelos empresários, que também compraram a passagem do grupo para a Turquia e prometeram o bilhete de volta para o fim do trabalho.
Após um mês de apresentações, segundo Paulo Franco, 28, líder do grupo, os artistas não receberam o pagamento. Eles não têm dinheiro para voltar ao Brasil.
Franco disse que resolveu, então, pedir uma explicação ao empresário turco que o contratou, identificado como Önder Bayram.
"Ele me agarrou pela nuca. Apertou o meu pescoço e me levou para uma sala no hotel e disse que iria me matar", afirmou Franco.
Alertada pelo filho, a mãe de Franco, a artista plástica Sheila Franco, fez contato com o consulado.

CONSULADO
O cônsul-geral adjunto em Istambul, na Turquia, Samuel Hindemburgo Bueno dos Santos, afirmou que a situação dos brasileiros é comparável a "de exploração de trabalho escravo".
Santos levou ontem o grupo à polícia turca, na cidade de Bodrum, para relatar a ameaça de morte e a exploração dos artistas do Rio.
Segundo o cônsul, o grupo foi forçado pelos empresários turcos a negar à polícia que sofreram qualquer tipo de constrangimento.
O cônsul informou que os artistas devem procurar hoje a polícia que cuida de assuntos ligados a estrangeiros na Turquia. "Eles querem receber o pagamento e voltar o Brasil. Se tudo der certo, amanhã [hoje] mesmo partimos para Istambul", afirmou Santos.
A reportagem não conseguiu falar com o empresário turco.


Texto Anterior: Ary Bozzolan (1930-2010): Escola, pássaros e plantas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.