São Paulo, quarta-feira, 08 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ecobarreiras vão proteger Guarapiranga de dejetos

Redes vão impedir a chegada de lixo à represa

DE SÃO PAULO

Para evitar a entrada de até 30 m3 de lixo em suas águas diariamente, a represa Guarapiranga será protegida por "ecobarreiras".
Sustentadas por boias, redes com cerca de um metro de profundidade vão ser instaladas nos pontos onde 11 córregos deságuam na represa, na zona sul de São Paulo.
Os córregos que desembocam na Guarapiranga são os grandes responsáveis pelo lixo que chega ao local.
Estima-se que, na época de chuvas, o equivalente a até cerca de oito caminhões de materiais como garrafas plásticas e sacos de lixo cheguem à represa desse modo todos os dias.
A medida anunciada ontem pelo governo do Estado e pela Sabesp pretende melhorar as condições para o lazer no local. Em quase 30 km de margem, a represa tem dezenas de clubes e escolas de esportes náuticos, além dos parques que estão sendo implantados em parceria com a Prefeitura de São Paulo.
"Uma represa cheia de lixo não é compatível com o lazer e a prática de esportes de que a população precisa", diz Ricardo Araújo, coordenador do programa "Nossa Guarapiranga", ainda em testes.
O sistema, que ficará a cargo de uma empresa a ser escolhida por licitação, será completamente implantado até outubro, a um custo de R$ 14,6 milhões para dois anos de operação.
Onze barcos farão continuamente a remoção do lixo retido nas barreiras. Outra embarcação vai remover os dejetos do fundo da represa. Um barco maior receberá esse lixo, que será destinado a um aterro sanitário.
O sistema Guarapiranga é responsável pelo fornecimento de 13,19 m2/s de água, que atendem a cerca de 3,5 milhões de pessoas do sudoeste da capital e de Taboão da Serra. (VANESSA CORREA)


Texto Anterior: Interior paulista: Barretos estuda toque de recolher para menores de 16
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.