São Paulo, terça-feira, 08 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GREVE DOS PROFESSORES

Governo pagará dias parados só após reposição de aulas

DO "AGORA"

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo deve pagar os dias parados durante a greve de professores apenas àqueles que fizerem a reposição de aulas. O pagamento dos 20 dias sem aula será feito em agosto -a folha de julho, de acordo com a pasta, já foi fechada.
Hoje, a secretaria vai definir como esse pagamento será feito. Já o cronograma de reposição deverá ser elaborado pelas escolas.
A paralisação dos professores estaduais teve início em 16 de junho. As principais reivindicações eram um reajuste salarial de 35% e a revogação do decreto 53.037, de 28 de maio, que tem dois pontos principais.
O primeiro deles limita a possibilidade de transferências de docentes. O segundo impõe uma prova para classificar a ordem dos professores temporários na escolha de classes, até então estabelecida por experiência.
Na semana retrasada, o governador José Serra (PSDB) publicou outro decreto que altera o anterior em três pontos. Pode pedir transferência quem: faltar até 12 vezes ao ano; tirar licença; ou estiver em estágio probatório (efetivados há menos de três anos). Também foi aprovado reajuste de 5% e incorporação ao salário-base de uma gratificação.
Os professores, no entanto, mantiveram a greve até sexta-feira passada, quando decidiram, em assembléia, suspendê-la temporariamente. A decisão foi tomada depois de um acordo firmado entre a Apeoesp (o sindicato dos professores) e a Procuradoria Geral do Estado, que prevê a retomada das negociações com a secretaria e a garantia de pagamento dos dias de paralisação.
Pelo acordo, Serra deve decidir até a próxima quinta-feira se aceita ou não os termos da proposta. Até lá, a categoria mantém-se em "estado de greve". Caso a resposta seja negativa, o sindicato promete retomar a greve.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Rio de Janeiro: Tiroteio fecha pista do Galeão por cinco horas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.