São Paulo, sexta-feira, 08 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Portugueses se irritam com piada em campanha do Habib's

LUCIANA DYNIEWICZ
DE SÃO PAULO

Uma propaganda da rede de lanchonetes Habib's para promover seu bolinho de bacalhau não foi bem recebida pela comunidade portuguesa, que acionou órgãos de defesa do consumidor.
A campanha diz que o preço do produto é "uma piada" e faz brincadeiras jocosas -"Como se chama um homem inteligente em Portugal? Turista". Uma das piadas no papel das bandejas é: "Qual é o único português que serve para alguma coisa? O Manuel de instruções".
Lê-se ainda: "As piadas são uma homenagem. Afinal, o dono do Habib's também é português".
O Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo diz que recebeu ao menos dez denúncias. "Trata-se de discriminação contra o consumidor", diz seu presidente, José Geraldo Tardin.
Ele afirma que entrou com representação no Conar (conselho de autorregulamentação publicitária), que não confirmou o recebimento.
A portuguesa Maria Teresa Ferreira Nunes, há 29 anos no Brasil, diz que se sentiu humilhada e constrangida. "Não tinha nada de propaganda, era só piada de português."
O material foi para as 340 lojas da rede, em 17 Estados. A campanha durou um mês, e os folhetos começaram a ser trocados nesta semana.
O Habib's afirma que a decisão não tem relação com as queixas, que não recebeu reclamações e que não há "conotação pejorativa".


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Aviação: TAM aposenta aviões da Pantanal após panes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.