São Paulo, domingo, 08 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Um desmaio merece atenção

JULIO ABRAMCZYK

O desmaio não é freqüente, mas pode ocorrer a qualquer momento em qualquer pessoa. A maior parte dessas ocorrências está relacionada à perda de consciência por reflexo neurológico do tipo vasovagal.
Esse tipo de síncope (desmaio) pode ocorrer em algumas pessoas ao ver sangue, receber uma injeção na veia ou ainda por um choque emocional muito grande. Para a Associação Médica Americana, cerca de 50% a 66% dos desmaios estão relacionados a esse tipo de desfalecimento, uma condição teoricamente limitada ao episódio que provoca a hipotensão (queda da pressão arterial).
O "British Medical Journal" de ontem publica uma revisão e atualização clínica sobre o problema, que pode provocar graves danos físicos quando a pessoa cai e se machuca ou se ocorrer com motorista dirigindo em alta velocidade, por exemplo.
Os autores, Carol Chen-Scarabelli e Tiziano Scarabelli, da Universidade Wayne, em Detroit (EUA), destacam no trabalho o perigo potencial de o caso ocorrer em situações críticas, como durante um mergulho.
Lembram ainda os Scarabelli sobre a importância do diagnóstico diferencial com outras causas que também provocam desmaios. Como exemplo, citam problemas cardíacos como as arritmias e doenças das válvulas cardíacas; e causas metabólicas como a queda da taxa de açúcar no sangue, entre outros.


Texto Anterior: Estudo indica descuido do brasileiro
Próximo Texto: Prêmio: Médicos do Incor ganham o Jabuti
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.