São Paulo, terça-feira, 08 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vias do centro amanhecem repletas de lixo e entulho

Prefeitura reduziu recursos destinados à limpeza urbana

DO "AGORA"

Avenidas da região central de São Paulo -como Prestes Maia, São João e Duque de Caxias- amanheceram repletas de lixo ontem, feriado nacional da Independência.
Até bairros residenciais com menor concentração de pessoas, como o Brooklin (zona sul de São Paulo), sofrem com a falta de recolhimento do lixo. A sujeira chega a atrapalhar a passagem de pedestres.
Por causa da queda na receita municipal, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), cortou no mês passado parte dos recursos destinados à limpeza urbana.
Ele afirmou, porém, que o problema pode ser culpa das empresas contratadas para fazer o serviço.
"Se existe lixo em algum local, é um equívoco por parte da empresa, e o rigor da fiscalização será evidentemente exercido", disse ontem, durante o desfile cívico-militar em comemoração à independência, na capital.
O prefeito afirmou que vai intensificar a fiscalização do trabalho das empresas.
"Não há uma única subprefeitura que não tenha, no mínimo, duas equipes [de fiscalização] por dia circulando em cada turno", afirmou. No evento, Kassab negou que tenha ocorrido a redução do número de garis nas ruas da cidade.

Corte
A decisão da prefeitura de cortar em 20% o Orçamento com a limpeza urbana já provocou a demissão de 1.500 funcionários de empresas do setor, que empregava, no total, 8.500 pessoas, segundo o sindicato das empresas de varrição.
O corte de verba representa um montante de R$ 22 milhões, de acordo com a própria administração municipal.
As empresas deixarão de receber esse valor até o final do ano. Por isso, deverá faltar verba para o pagamento dos funcionários. Muitas empresas já fazem os trabalhadores cumprirem aviso prévio.
O Selur (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana) afirmou no final da semana passada que já foram estudadas todas as opções -como a redução da jornada de trabalho dos funcionários- para evitar que ocorram demissões.
De acordo com o Siemaco (sindicato dos garis), em Santo Amaro (zona sul de São Paulo), a queda na quantidade de equipes de coleta de entulho foi de 14 para três.


Texto Anterior: Há 50 Anos
Próximo Texto: Assistência: Viva Leite está suspenso há 15 dias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.