UOL


São Paulo, quarta-feira, 08 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Na região de Campinas, racionamento vai continuar

Previstas até sexta, chuvas põem fim a quase um mês de seca em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

A chuva que atingiu ontem São Paulo interrompeu um período de quase um mês de seca -desde o dia 16 de setembro só ocorriam chuviscos na cidade.
A zona norte foi a mais atingida. Na Freguesia do Ó, por exemplo, foram registrados 21,2 milímetros de chuva. Mesmo assim, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, não houve problemas, embora pequenos alagamentos tenham sido registrados nessa região.
De acordo com o CGE, choveu 5,3 milímetros ontem em São Paulo. Em outubro de 2002, choveu 110 milímetros na cidade, contra 5,6 milímetros neste mês. A previsão é de mais chuvas até sexta-feira, mas de baixa intensidade. Depois, deverá haver um período de dez dias de seca.
Na região de Campinas (95 km de São Paulo), as chuvas de ontem e a chegada de uma frente fria devem por fim a um longo período de estiagem, que variou de 50 a 120 dias em alguns municípios.
A diminuição da seca e o aumento da umidade do ar devem facilitar a chegada de uma nova frente na próxima semana, que poderá trazer chuvas mais significativas para a melhora do abastecimento e da agricultura. Ontem a precipitação foi de 18,7 milímetros, o que significa 14,3% da média de chuvas para outubro, quando geralmente chove cerca de 130 milímetros.
Em setembro, o Cepagri (Centro de Ensino e Pesquisa em Agricultura), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), alertou que o mês de outubro poderia não seguir a tendência de todos os anos e ter precipitação abaixo de 130 milímetros. "Essa previsão tem 45% de chances de se concretizar", disse Hilton Silveira Pinto, coordenador do Cepagri. Segundo ele, o período de seca foi mais longo neste ano porque as frentes frias não conseguiam atingir o Estado por causa do ar quente e seco.
A recuperação dos reservatórios deverá ser gradativa até o mês de fevereiro, quando termina o período de chuvas. Nas seis cidades da região de Campinas que adotaram o racionamento, a medida ainda deve continuar.


Texto Anterior: Racionalização evita colapso no Rio de Janeiro
Próximo Texto: Mortes
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.