São Paulo, segunda-feira, 08 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ADMINISTRAÇÃO

Prefeitura quer plantão para transporte escolar em São Paulo

DO "AGORA"

A Prefeitura de São Paulo pretende montar um esquema de plantão de perueiros para o serviço de transporte escolar gratuito. Com isso, cerca de 2% da frota de 1.965 motoristas a serem contratados devem ser remunerados mesmo sem rodar.
O sistema está em estudo na Secretaria Municipal dos Transportes e será oferecido a partir de 2008 -quando a prefeitura espera já ter concluído a nova licitação para contratar os perueiros. No contrato atual há 1.623 vans para 13 regiões da cidade.
"Estamos bolando um quadro por setor da educação, um sistema de substituição rápida", disse o secretário dos Transportes, Alexandre de Moraes. O objetivo é evitar que, quando um veículo quebrar ou o motorista não estiver disponível, as crianças não percam aulas.
O modelo ainda não está definido mas, segundo técnicos, será como "plantão dos bombeiros". Cada área da cidade teria a sua "reserva técnica" pronta para atuar em caso de eventualidades.
Como os perueiros ganham por quilômetro rodado, a idéia é remunerar o plantonista com base no que ele transita quando está na ativa. Nos cálculos que a secretaria faz para a nova licitação, o rendimento bruto mensal de um perueiro varia de R$ 8.000 a R$ 9.900.
Ainda não está definido se o plantão será optativo. Há possibilidade de que seja feito um rodízio entre os motoristas de uma determinada área. Assim, cada um será plantonista por um período.
O sistema de plantão visa suprir uma necessidade que as cooperativas que já atuam no transporte escolar dizem ser capazes de resolver. "Temos estrutura física e econômica para oferecer a reserva", afirmou Donay da Silva Neto, do sindicato que representa a categoria.
A prefeitura quer impedir que cooperativas participem da nova licitação. A preferência será por pessoas físicas.


Texto Anterior: Força Nacional: Tropa atua para conter crise em cadeias no MA
Próximo Texto: Acidente: Capotamento no Rodoanel deixa 14 feridos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.