São Paulo, quinta-feira, 08 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Palco de tragédia em 2008, cidade teme novos temporais

DA AGÊNCIA FOLHA, EM ILHOTA (SC)

Principal cenário da tragédia que deixou 135 mortos pelas chuvas em Santa Catarina em 2008, Ilhota (112 km de Florianópolis) se mobiliza para evitar novos desastres, possibilidade que cresceu com os novos temporais.
Desde sexta, uma base da PM foi montada na entrada do Complexo do Baú -conjunto de morros da cidade. Expedições diárias verificam áreas de risco e atendem a chamados de moradores.
Um dos alertas às autoridades veio do serrador João Alves, 41. Nascido e criado na região, viu a terra "se abrir" há cerca de um mês, do cume do morro vizinho à sua casa.
Do alto do morro, Alves via rachaduras de até dois metros de largura, que ameaçavam ao menos cinco casas. Na base da colina, era possível ver lama escorrendo nas paredes da montanha.
O fato mobilizou a Defesa Civil, que há duas semanas realiza uma operação preventiva na região, onde 45 foram soterrados em 2008.
Na segunda, um sobrevoo pela região identificou 200 pontos de deslizamento no complexo. Segundo a Defesa Civil, cerca de 40 casas estão ameaçadas, e 130 pessoas já deixaram suas casas.


Texto Anterior: Tempestade arrasta dez pessoas no interior de SP
Próximo Texto: Acessibilidade: Cinco unidades do Poupatempo ganham terminal para deficiente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.