São Paulo, sábado, 08 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Guarapiranga abastece 3,8 milhões

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O reservatório Guarapiranga foi criado em 1908, após o represamento do rio de mesmo nome, um dos afluentes do Pinheiros. A função original do reservatório era regularizar a vazão do rio Tietê, que precisava fornecer grande volume de água para alimentar as turbinas da Usina de Parnaíba da Light, antiga companhia elétrica do Estado.
Nos anos 1930, a represa mudou de função: deixou de ser um acessório da usina e passou a ser utilizada para o abastecimento da cidade de São Paulo. Hoje, ela abastece 3,8 milhões de pessoas da zona sul e sudoeste da capital.
No mesmo período, foi criada a represa Billings, em um conjunto de obras que incluíram a reversão do rio Pinheiros. Até 1992, a água do rio era despejada na represa sem tratamento, mas uma determinação da Constituição estadual reverteu o processo.
Em 2000, para aumentar a quantidade de água na represa, o governo do Estado resolveu tratá-la usado o método de flotação. Mas uma decisão judicial vetou o uso -e um acordo foi feito para a realização de testes para verificar se o sistema funciona antes de ser implantado. Os testes de flotação estão sendo feitos desde dezembro de 2007.


Texto Anterior: Secretaria municipal diz que faz obras para controlar poluição
Próximo Texto: Walter Ceneviva: Morar e moral
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.