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Marginal ganha seu maior polo de trânsito
Complexo empresarial na Pinheiros vai despejar até 6.120 veículos por hora, quase metade da capacidade do sistema Anchieta-Imigrantes
Obras que empreendimento terá de fazer para aliviar problemas de tráfego só serão concluídas após início de transtornos na região
Joel Silva/Folha Imagem
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Região do complexo de prédios WTorre JK, que deve gerar tráfego de cerca de 6.120 veículos a cada hora na marginal Pinheiros
ALENCAR IZIDORO
EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL
Em seus últimos dias de férias, a analista financeira Ivete
Vieira Ribeiro, 55, quebrava a
cabeça para definir como se
deslocará a partir de amanhã ao
trabalho na Daslu, na Vila
Olímpia (zona oeste de São
Paulo), num cenário que ela
mesmo classifica de "loucura".
Desde julho, ela gasta uma
hora a mais na viagem de sua
casa, na zona norte, até a loja de
luxo por causa da restrição aos
ônibus fretados -transporte
do qual era adepta desde 2006.
Agora, Ivete terá pela frente
as interdições decorrentes das
obras de ampliação da marginal
Tietê, além de uma vizinhança
no serviço que, em poucos meses, será equivalente a um terço
da população da Barra Funda.
O maior polo gerador de
trânsito já construído até hoje
na marginal Pinheiros começou a se instalar nos últimos
dias na engarrafada marginal
Pinheiros, ao lado da Daslu, esquina com a av. Juscelino Kubitschek, no terreno do antigo
"esqueleto" da Eletropaulo.
A quantidade de automóveis
que deve migrar para lá nos
próximos meses, em razão do
empreendimento, impressiona
os especialistas em trânsito.
Mas as principais obras que a
administração Gilberto Kassab
(DEM) disse que exigiria da
construtora WTorre para evitar um "colapso" nas imediações nem sequer começaram.
Por exemplo, a criação de
uma faixa adicional na marginal Pinheiros -intervenção
que, pela estimativa da própria
empreiteira, deve levar até seis
meses após as aprovações dos
projetos pelos órgãos públicos.
Ou seja, os transtornos devem começar primeiro -mesmo que graduais. Já a mitigação, se for feita, virá só depois.
Veículos por minuto
Os funcionários que começaram a ocupar a primeira torre
de 28 andares, na última terça-feira, são do Santander. Sozinha, ela representa quase dois
terços do total de novos espaços comerciais entregues neste
ano na cidade de São Paulo.
Trata-se do maior complexo
comercial do Brasil, segundo
informação do banco, que vai
transferir das suas sedes administrativas para lá um contingente de 4.000 trabalhadores.
No subsolo será concluída inclusive uma pequena rodoviária para 21 ônibus fretados.
Até fevereiro, a expectativa é
que essa primeira etapa do
complexo batizado de WTorre
JK jogue nas imediações mais
de 1.500 veículos por hora nos
picos da tarde -25 por minuto,
número suficiente para inutilizar uma faixa da marginal.
O empreendimento inteiro,
até 2011, terá shopping, hotel e
outro bloco de escritórios, com
previsão de atrair até 6.120 veículos a cada hora -mais do dobro do fluxo máximo do shopping Bourbon, na Pompeia, e
quase metade da capacidade do
sistema Anchieta-Imigrantes.
"Em dia de chuva, já levei
meia hora para sair do estacionamento da Daslu, de tanto
trânsito na marginal Pinheiros.
Com tanta gente, quero só ver a
partir de agora", teme Ivete.
Rodoanel
O consolo aos motoristas é
que, em março, a conclusão de
obras como a alça sul do Rodoanel tende a provocar algum alívio em toda a cidade, especialmente na marginal Pinheiros.
Mas técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) avaliam que pode não ser
suficiente para evitar a piora na
pista local, no sentido Interlagos-Castello Branco.
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