São Paulo, domingo, 08 de dezembro de 2002

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Família deve acompanhar, não só cobrar

DA REPORTAGEM LOCAL

O papel dos pais no desempenho escolar é fundamental, avaliam consultores. O psicoterapeuta Leo Fraiman fez sua dissertação de mestrado sobre o assunto. "Há uma relação direta entre o bom aluno e os pais que cobram responsabilidade."
Ele afirma, porém, que o acompanhamento não significa só cobrança, mas apoio e cumplicidade por parte da família.
Adolescentes reclamam que os pais estão interessados só na nota. "Isso não é acompanhar o desempenho escolar. Tem de ver o filho como um todo, não como um boletim. A aliança afetiva é o que faz o sucesso de um aluno. Quem estuda por medo sai da escola sem querer aprender", diz Fraiman.
Não adianta os pais prestarem atenção ao desempenho dos filhos só no fim do período letivo. "A retenção não acontece tão inesperadamente, de uma hora para outra, é ao longo do ano. Existem sinais", afirma Mariluce Lourenço, do colégio paulistano Augusto Laranja.
Os mecanismos para esse acompanhamento variam entre escolas, mas em geral é sempre bom falar com os professores e os coordenadores educacionais. As escolas em geral têm programas de aulas de reforço para os alunos que vão indo mal.



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