São Paulo, domingo, 08 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA

De um total de 31.366 imagens, foram premiadas 6

Concurso revela preocupação de jovens com problemas sociais

Waldecir dos Santos Fonseca
Uma das seis fotos premiadas em concurso dirigido a estudantes


LIANE FACCIO
DA REDAÇÃO

"O Brasil dos meus olhos é uma criança assustada." A definição é de Rachel Amorim Cohen Persiano, 15, estudante do 1º ano do 2º grau de uma escola de Belo Horizonte, e foi usada para explicar a foto que ela fez para o concurso O Brasil dos Olhos Deles, promovido pela Fiat, do qual participaram 1.886 escolas.
Rachel foi uma das seis premiadas entre os 31.366 estudantes que participaram do concurso, e ganhará uma viagem para Salvador. Escolheu a imagem de uma criança agarrada a um macaco para ilustrar sua visão do país. "O Brasil precisa crescer e ser justo."
Questões sociais, como a que inspirou Rachel, foram as campeãs entre as preocupações dos alunos, presentes em 27,5% dos textos ou imagens. Em segundo lugar, apareceram temas ligados à natureza (21,9%) e, em terceiro (14,5%), questões ambientais.
"As crianças estão precocemente preocupadas com os problemas sociais porque a desigualdade social está muito evidente", diz a coordenadora do programa Cultura de Paz da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto.
Isso explica imagens contundentes, como a feita por Waldecir dos Santos Fonseca, 16. Filho de lavradores, ele fotografou o pé descalço de um catador de caranguejo sobre a terra porque, como diz, sua realidade é essa. Waldecir só calçou o primeiro sapato aos 9 anos, quando deixou a cidade de Cajapió (MA), a 330 quilômetros de São Luís, para morar com a avó na capital e quebrar uma regra da família: seis dos oito irmãos, além do pai e da mãe, são analfabetos. Agora tem uma prova concreta da mudança para exibir em casa: sua foto e a de outras 99 crianças estará em um livro a ser prefaciado por Frei Betto.


Texto Anterior: Evento: Padre será empossado como cura de catedral
Próximo Texto: Sistema carcerário: Carandiru tem fim com implosão hoje às 11h
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.