São Paulo, sexta-feira, 08 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pedagogia Waldorf comemora 50 anos no país

Sesc Pinheiros, em SP, realiza cursos e palestras, a partir de hoje, para festejar a abertura da 1ª escola no Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

Há 50 anos, um grupo de antroposofistas abriu em Higienópolis (região central de SP) a Escola Waldorf Rudolf Steiner, a primeira do Brasil. Para comemorar a data, diversos eventos serão realizados no Sesc Pinheiros de hoje a domingo.
Segundo a Federação das Escolas Waldorf no Brasil, existem 53 instituições no país que seguem a corrente pedagógica, voltada para a educação com ênfase na arte, na fantasia infantil e na natureza, e que remonta ao filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925).
Em 1919, Steiner criou uma escola para os filhos e operários da fábrica de cigarros Waldorf-Astoria, em Stuttgart (Alemanha), seguindo uma nova filosofia de educação.
Nos colégios Waldorf, não existem provas, mas uma avaliação constante. A relação com os professores também é diferente. Um professor acompanha uma mesma turma por oito anos no ensino fundamental, dando uma parte das aulas.
Além disso, os professores mantêm uma relação próxima com as famílias -visitam muito os alunos em casa.
"Temos um currículo ampliado que não visa só aquilo que é exigido pelo Ministério da Educação, com atividades voltadas para música, arte, euritmia e, naturalmente, todo tipo de ciência", explica Luzius Zaeslin, professor e um dos organizadores dos eventos.
Euritmia é a arte do movimento do corpo que segue a melodia de uma música ou uma poesia.
Na filosofia Waldorf, segundo ele, "evita-se simplesmente passar conceitos". "Procuramos fazer com que os alunos vivenciem e entendam o significado da história, da ciência, da biologia, de forma viva", afirma.
A secretária-executiva da federação, Shigueyo Mizoguchi, afirma que há um grande interesse de educadores em transformar ou abrir escolas Waldorf. "Muitas pessoas estão questionando o ensino convencional. Estamos em um momento propício", diz.
Serão realizadas no Sesc palestras, oficinas, exposição, além de apresentações musicais. Os eventos são gratuitos, mas é preciso fazer inscrição pelo site www.ewrs.com.br


Texto Anterior: Subprefeito quer trocar piso da calçada
Próximo Texto: Liminar suspende lei que bane outdoor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.