São Paulo, quinta-feira, 09 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Renda Mínima vai incluir indígenas em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Famílias indígenas serão incluídas no programa Renda Mínima da Prefeitura de São Paulo. Na próxima terça-feira, 92 famílias guaranis, na área indígena Barragem, em Parelheiros (zona sul), receberão o cartão magnético para sacar o benefício no banco.
Segundo a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade, a seleção das famílias começou em fevereiro de 2002 e foi feita com a ajuda da Funai (Fundação Nacional do Índio), que forneceu, por exemplo, a comprovação da residência dos beneficiados.
Uma das razões da demora foi o fato de parte dos índios não ter certidão de nascimento. De acordo com a secretaria, há cerca de mil índios no município de São Paulo, a maioria na zona sul, e cerca de 560 serão beneficiados a partir de terça.
O Renda Mínima -recurso em dinheiro pago pela prefeitura- é concedido pelo período de um ano e é renovável. A quantia varia de acordo com a renda e o tamanho da família, mas é de R$ 120 em média.
Para receber o auxílio, as famílias devem ter jovens de até 15 anos frequentando a escola e renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Os índios beneficiados têm filhos matriculados nas escolas municipais e sua renda é resultado sobretudo de artesanato.


Texto Anterior: Violência: Adolescentes são acusados de matar índio
Próximo Texto: Vestibular: Fuvest termina hoje com prova de matemática
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.