São Paulo, terça-feira, 09 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

Kassab planeja pós-escola nos clubes da prefeitura

EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Sem oferecer transporte, a Prefeitura de São Paulo tentará convencer os pais dos 549 mil alunos do município a permitir que seus filhos freqüentem os clubes municipais fora do horário de aula.
Esse é o projeto de maior visibilidade que o prefeito Gilberto Kassab (PFL) pretende implantar na área da educação em sua gestão.
De acordo com Kassab, os 247 clubes da prefeitura serão transformados em clubes-escola -ou clubescs, nome inventado por ele- e passarão a atender prioritariamente os alunos da rede municipal de ensino e seus pais.
Nos locais haverá aulas de esportes, informática e idiomas e atividades culturais.
A maioria dos clubes, no entanto, está em situação precária. Dos 44 CCs (Clubes da Cidade), apenas 25 têm estrutura para começar a receber os estudantes em fevereiro, no início do ano letivo.
A situação é ainda pior nos CDMs (Clubes do Município), em sua maioria administrados por entidades em convênio com a prefeitura. Dos 203, apenas 26 poderão se integrar imediatamente.
O novo secretário de Esportes, o deputado federal Walter Feldman (PSDB), tem a missão de buscar recursos na iniciativa privada para reformar os clubes. A estimativa é que sejam gastos cerca de R$ 30 milhões.
O secretário da Educação, Alexandre Schneider, disse que o projeto começará com as escolas que ainda contam com três turnos -cerca de 40% da rede municipal.
O transporte, segundo Feldman, é o único problema a solucionar. A idéia é que cada clube atenda aos alunos de três a cinco escolas localizadas num raio de 2 km. Os estudantes teriam de caminhar, pois a prefeitura não vai custear o transporte.
A previsão é que todo o projeto seja implantado em todas as escolas públicas, incluindo a rede estadual, até o início de 2008.


Texto Anterior: Administração: Empresa retira 12 outdoors do Anhembi
Próximo Texto: Transportes: Primeira etapa do Fura Fila será inaugurada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.