São Paulo, terça-feira, 09 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vias que ligam aeroporto à zona sul terão esquema especial de policiamento

TALITA FIGUEIREDO

Antonio Lacerda/EFE
Criança junto a uma faixa contra a violência na cidade do Rio de Janeiro, durante protesto


DA SUCURSAL DO RIO

Esquema de policiamento especial nas principais vias de acesso à cidade deverá ser implantado até o fim da semana, disse ontem o governador do Rio, Sérgio Cabral. Serão cerca de 200 PMs em patrulhamento móvel e permanente nos caminhos que levam do aeroporto internacional à zona sul.
O anúncio ocorre após seis turistas terem sido assaltados na Linha Vermelha, na semana passada, logo depois de desembarcar no aeroporto. Em dezembro, próximo ao local, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), Ellen Gracie (presidente), e Gilmar Mendes (vice-presidente), também foram vítimas de assaltantes.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, serão dois os corredores de segurança: da Linha Vermelha ao túnel Rebouças e da avenida Perimetral a Botafogo, passando pelo aterro do Flamengo. Estes são os caminhos usados por turistas que chegam à cidade e dão acesso a bairros da zona sul. A finalidade do novo policiamento, disse o secretário Beltrame, é fazer "a repressão e prevenção nessas áreas consideradas críticas".
Um trecho da Linha Amarela também está contemplado na estratégia montada pela secretaria. Se houver redução significativa do número de assaltos, o plano deve ser estendido para toda a Linha Amarela e também a avenida Brasil. No domingo, a Linha Amarela ficou 20 minutos fechada por causa de um intenso tiroteio.
O policiamento será feito com novos carros e motos e não será estático, já que as vias são expressas e não permitem que a PM deixe carros parados em muitos trechos.
Ontem, o governador assinou convênio com o prefeito Cesar Maia (PFL) em que toda a fiscalização do trânsito da cidade ficará a cargo da prefeitura. Isso possibilitará que 2.000 PMs sejam deslocados para policiamento ostensivo.


Texto Anterior: Governadores se reúnem para discutir crise
Próximo Texto: Violência: Polícia investiga se pai matou a filha, no Rio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.