UOL


São Paulo, domingo, 09 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na PUC, carente ganha reforço

DA SUCURSAL DO RIO

A experiência da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio de Janeiro é citada por educadores como exemplo de política que pode ser implementada para impedir que o estudante carente fique num nível muito abaixo dos demais ou abandone o curso por razões econômicas.
Atualmente, a universidade tem 565 alunos bolsistas integrais. A PUC também montou uma estrutura de apoio bem-sucedida, segundo especialistas, para esses estudantes que não têm a mesma base educacional que os demais.
De acordo com o vice-reitor da instituição, padre Pedro Guimarães Ferreira, foram criadas disciplinas de reforço escolar abertas a todos os alunos, mas destinadas, principalmente, àqueles que não tiveram boas notas no vestibular.
Também os que não se saírem bem em provas de nivelamento, aplicadas no início das aulas, são encaminhados ao reforço. Já os que tiraram notas baixas no vestibular, mas se saíram bem nessas provas, podem ser liberados das aulas de apoio.
Uma dessas disciplinas foi apelidada de "Cálculo Zero". Ela é pré-requisito para estudantes que passaram com notas baixas no vestibular fazerem "Cálculo 1".
A PUC também oferece ajuda financeira aos alunos carentes, destinada a transporte, alimentação e xerox de material didático.
(AG e SP)

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.