São Paulo, segunda-feira, 09 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRANCISCO DAS CHAGAS CALDAS RODRIGUES (1922-2009)

O ex-governador foi o 1º indenizado no PI

ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Francisco das Chagas Caldas Rodrigues nasceu em Parnaíba, no Piauí, no ano da fundação do PCB (Partido Comunista Brasileiro).
Trinta e sete anos depois, tornou-se governador do Estado e tentou fazer uma ruptura com a tradição política regional, aproximando-se de movimentos populares, como as ligas camponesas. Depois disso, foi acusado pela oposição de se meter em "agitação comunista".
Formado em direito pela Universidade de São Paulo, integrou os quadros do PTB de Leonel Brizola e do ex-presidente João Goulart. De 1959 a 1962, período no qual foi governador do Piauí, apoiou a reforma agrária.
Usava o rádio para transmitir seus discursos, na tentativa de se aproximar da população -o que incomodava alguns setores políticos.
Além de governador, Chagas Rodrigues exerceu por quatro vezes o cargo de deputado federal. Em abril de 1969, teve os direitos políticos cassados pela ditadura.
Voltou à vida pública em 1987, após se eleger senador. Há alguns anos, tornou-se o primeiro político piauiense a receber indenização do governo pelo período em que viveu no ostracismo.
Foi ainda do MDB, do PMDB e um dos fundadores do PSDB. Em 1994, não conseguiu se reeleger senador.
Anteontem, morreu em Brasília, aos 86, após sofrer uma parada cardiorrespiratória durante uma cirurgia. Deixa quatro filhos.

obituario@grupofolha.com.br

Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Pressionado, Conar é mais rigoroso com propaganda infantil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.