São Paulo, terça-feira, 09 de fevereiro de 2010

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Colégio não sabe como calcular trabalho em casa

DA REPORTAGEM LOCAL

Escolas particulares dizem que, como as mudanças são recentes, ainda não houve tempo para criar um mecanismo justo para remunerar o trabalho exigido pelas novas ferramentas.
"É algo absolutamente complexo porque não existe legislação para isso", diz Luis Antonio Laurelli, diretor-geral do Pueri Domus. "Como mensurar o número de horas que o professor pode dedicar na sua casa?"
A diretora do colégio Rio Branco, Esther Carvalho, concorda. "A situação está confusa. Se o professor escreve uma aula, por que não prepara um vídeo?", diz a diretora. "Mas nada impede que conversemos sobre mudanças [de remuneração]."
Para Arthur Fonseca Filho, presidente do Conselho Estadual de Educação e dono da escola Uirapuru, em Sorocaba, a solução seria pensar em um contrato que levasse em conta o tempo que os professores passam atendendo e o número de alunos atendidos. "Não é como uma hora-aula. Os referenciais são outros, devem variar conforme o projeto."
Mas há colégios que pensam diferente. O Bandeirantes, que tem um departamento só para cuidar das atividades virtuais, diz que não é necessário pagar hora extra para o professor que responde dúvidas por e-mail ou disponibiliza aulas nas plataformas virtuais do colégio.
"Antes o professor preparava a aula e colocava a matéria na lousa. Hoje, ele faz no Power Point e coloca na sala virtual. Isso não tem que ser remunerado", diz Mauro Aguiar, diretor presidente da escola. "O professor precisa é ser bem remunerado e receber recursos para usar as novas tecnologias."
No colégio, as atividades virtuais são uma espécie de continuidade do conteúdo passado em sala de aula. E, para isso, os professores recebem treinamentos constantes, diz Mario Abbondati, coordenador de tecnologias educacionais do Bandeirantes.
"Os professores sabem que esses ambientes colaborativos auxiliam no aprendizado e que, sem eles, estariam limitando o aprendizado apenas para a sala de aula." (FT e TB)


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