São Paulo, terça-feira, 09 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BA e PE contratam 700 guias bilíngues para receber turistas

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Os governos de Pernambuco e da Bahia disponibilizaram neste ano cerca de 700 guias bilíngues e trilíngues para auxiliar os 150 mil turistas estrangeiros e 1,1 milhão de visitantes brasileiros esperados nos dois Estados durante o Carnaval.
Na mistura de sotaques, a Bahia é quem mais diversificou. Em Salvador, 564 guias fluentes em inglês, espanhol e português vão se espalhar em pontos estratégicos, como aeroporto, rodoviária, hotéis, centro náutico e circuitos do Carnaval. Alguns deles falam também russo, francês e alemão.
Segundo o governo, o atendimento será reforçado no centro náutico, onde devem desembarcar 19 mil pessoas no Carnaval. A demanda no local é maior porque, em geral, os visitantes chegam à capital baiana sem programação definida.
São esperados mais de 500 mil turistas em Salvador durante o feriado, sendo 12% estrangeiros. Já na chegada à cidade, os visitantes recebem folhetos explicativos com telefones úteis, mapas da cidade, dicas e programação dos blocos.
Neste ano, os trios elétricos serão equipados com o sistema GPS (localização via satélite), com o objetivo de ajudar os foliões a localizarem os blocos pela internet. Na mesma página, o folião também encontra a programação dos blocos e os mapas dos circuitos.

Pernambuco
Em Recife, o turista também começa a receber informações sobre o Carnaval assim que desembarca no aeroporto, na rodoviária ou no porto da capital. Grupos de maracatu, caboclinhos e frevo recepcionam os visitantes e distribuem folhetos explicativos.
Táxis que circulam nesses locais, identificados por adesivos e com motoristas uniformizados, também disponibilizam materiais informativos oficiais da festa, além de telefones úteis aos passageiros.
Em Recife e Olinda, foram montados seis postos de informações nos principais polos carnavalescos, com orientadores bilíngues -português e inglês. Nesses locais, os turistas poderão checar a programação completa da folia no Estado.
O governo espera atrair neste ano 800 mil visitantes durante o Carnaval, incluindo a semana que antecede a festa. Desse total, cerca de 90 mil deverão ser estrangeiros.


Texto Anterior: Carnaval: BA e PE recebem turistas com guias bilíngues e GPS em trio
Próximo Texto: Recife: Família de jovem morto por engano recebe proteção policial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.