São Paulo, quinta-feira, 09 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VAZAMENTO
Texaco pagará a multa, mas não será processada
Para Ibama, quantidade de óleo derramado por balsa é pequena

da Agência Folha, em Belém

A quantidade de óleo encontrada na amostra de água recolhida anteontem no rio Pará, nas áreas próximas ao local onde estava afundada a balsa Miss Rondônia, é pequena, de acordo com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Foram encontrados de 1,8 ml a 3,5 ml de óleo para cada litro de água. Até 20 ml por litro é considerado aceitável, segundo o diretor de Controle e Fiscalização do Ibama, Luiz Régis Furtado.
A embarcação, que não tinha licença ambiental dos órgãos estaduais nem autorização da Capitania dos Portos para transportar combustível, afundou em 4 de fevereiro com 1.920 toneladas de óleo BPF (derivado de petróleo usado em caldeiras) da Texaco.
Mesmo no sábado passado, quando parte das 300 toneladas de óleo que ainda estavam na balsa vazou, a quantidade de combustível na água, segundo o Ibama, foi aceitável, ficando em 4,5 ml por litro. A empresa estima que o vazamento tenha sido de 500 a mil litros.
Para dimensionar os danos no leito do rio causados pelo óleo, mergulhadores retiraram ontem amostras do solo, de plantas e de pedras. Segundo Furtado, somente depois da análise dessas amostras é que haverá definição do valor da multa que será aplicada à Texaco, que pode variar de R$ 5 mil a R$ 50 milhões.
A Procuradoria Geral da República desistiu da ação cautelar que iria impetrar contra a Texaco, pois a empresa comprometeu-se a pagar todas as despesas do estudo de impacto ambiental e a indenizar as vítimas do acidente.


Texto Anterior: Técnico responsabiliza o governo estadual
Próximo Texto: Chuva: Desabamento de muro provoca quatro mortes em Minas Gerais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.