São Paulo, quinta-feira, 09 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIOLÊNCIA
Balanço indica maior redução da criminalidade na capital de SP; furtos e homicídios caíram 20%
Diminui número de crimes no Carnaval

da Reportagem Local

Os três principais índices de criminalidade (homicídios, furtos e roubos) diminuíram neste Carnaval, em comparação com o mesmo período do ano passado.
O balanço da violência no período de Carnaval dos últimos quatro anos indicava uma tendência de aumento.
As estatísticas divulgadas pela secretaria apontam que o número de crimes diminuiu e a variação oscilou entre 20% e 1,3%.
O crime diminuiu mais na capital paulista. Os furtos por exemplo, caíram 20,7% em relação ao Carnaval de 1999. Os homicídios também diminuíram bastante, 20,2% nesse período. Os roubos caíram 9,2%.
Houve queda também nos números da violência em todo o Estado de São Paulo. Os homicídios caíram 11,3% e os furtos 5,% em relação ao Carnaval do ano passado. Os roubos diminuíram 1,3% neste período.
O balanço feito pela Secretaria da Segurança Pública utilizou dados coletados no período das 8h da manhã de sexta-feira (03/03) às 8h da manhã de quarta-feira (08/ 03). A comparação foi feita com o balanço feito no ano passado, durante o mesmo período.
A queda nos índices de violência contraria a tendência de aumento que vinha ocorrendo nos últimos quatro anos.
Neste Carnaval, o número total de homicídios na capital de São Paulo foi 79, contra 99 no ano passado, enquanto que em todo o Estado esse número caiu de 230 para 204. Aconteceram 1.245 furtos em 1999 e 987 nesse ano.

Aumento
Uma comparação entre o Carnaval do ano de 1998 com o do ano de 1999, mostra que o aumento da violência variou de 6% a 40,4%. Desde 1996 a Secretaria de Segurança Pública registra aumento na violência durante o período de Carnaval.
No Carnaval deste ano só houve aumento nos furtos e roubos de veículos, tanto na capital quanto no Estado de São Paulo.
Em comparação com o Carnaval de 1999, esses crimes aumentaram 7,0% na capital paulista e 9,5% em todo o Estado.



Texto Anterior: Morre vilão de filmes de James Bond
Próximo Texto: Pará: Texaco concorda em indenizar vítimas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.