São Paulo, terça-feira, 09 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO

Serviços da Aeronáutica em sistema de proteção provocaram demora e até cancelamentos de partidas ontem à tarde

Manutenção atrasa vôos em Congonhas

DA REPORTAGEM LOCAL

Um serviço de manutenção no sistema de proteção ao vôo em São Paulo provocou na tarde de ontem cancelamento de vôos e atrasos em ao menos 17 pousos e 19 decolagens no aeroporto de Congonhas. Os problemas começaram às 14h35, e a situação foi normalizada somente às 19h11.
Segundo a assessoria de imprensa da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), os atrasos médios eram de uma hora. Ela confirmou a existência de vôos cancelados, mas não sabia informar quantos.
A Aeronáutica, responsável pelos serviços causadores da interferência, informou que a manutenção do sistema de proteção ao vôo em São Paulo -que abrange os radares e todas as formas de comunicação entre as aeronaves e as centrais de controle- estava programada com antecedência. Não soube dizer, entretanto, com que freqüência ela é feita.
O Cecomsaer (Centro de Comunicação Social da Aeronáutica), questionado pela reportagem sobre por que as companhias aéreas não foram alertadas para fazer uma programação diferenciada dos vôos, afirmou apenas que, embora não houvesse previsão de quanto tempo durariam os trabalhos, a expectativa era que demorassem poucos minutos. Eles não souberam informar, porém, por qual motivo os serviços de manutenção tiveram de se estender durante quase cinco horas.
De acordo com a Infraero, Congonhas recebe diariamente cerca de 600 pousos e decolagens. Os trabalhos de manutenção do sistema de proteção ao vôo não chegaram a interromper a chegada e a saída das aeronaves, mas apenas obrigaram uma nova programação, com intervalos maiores.
O Cecomsaer diz que a manutenção poderia afetar os vôos de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), e do Campo de Marte, mas que os efeitos foram sentidos apenas em Congonhas por causa da sobrecarga já existente.


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Acidente: CET foi avisada 5 meses antes de que caminhões subiam rua no Morumbi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.