São Paulo, quarta-feira, 09 de março de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Uma vitória CLÁSSICA

Supercampeã Vai-Vai leva seu 14º título ao homenagear maestro João Carlos Martins; apuração, de novo, teve confusão

Adriano Vizoni/Folhapress
Festa da Vai-Vai no Bexiga após o anúncio da campeã do Carnaval de São Paulo

DE SÃO PAULO

A escola de samba Vai-Vai venceu o Carnaval de São Paulo deste ano e se consolidou como a maior campeã da competição, com 14 títulos.
Com o enredo "A Música Venceu!", no qual homenageou o maestro João Carlos Martins, a Vai-Vai fez 269,5 dos 270 pontos possíveis.
Em segundo lugar ficou a Acadêmicos do Tucuruvi. Nenê de Vila Matilde e Unidos do Peruche foram rebaixadas. Dragões da Real e Camisa Verde e Branco foram, respectivamente, a campeã e a vice do Grupo de Acesso. Elas estarão na elite em 2012.
Tradicional escola do bairro do Bexiga, no centro de SP, a Vai-Vai usou alegorias gigantes e fantasias luxuosas que empolgaram o Anhembi na madrugada de sábado.
O maior destaque foi a presença do homenageado, ex-pianista que virou maestro após perder o movimento das mãos. Bastante emocionado, ele desfilou no alto do último carro da escola e regeu a bateria da agremiação.
"Temos de agradecer ao anjo João Carlos Martins. Essa foi uma vitória da música e da superação, que também é a história dele", disse o presidente da Vai-Vai, Darly Silva, conhecido como Neguitão.
Além da questão física, o maestro teve de superar problemas políticos: ele foi acusado de integrar um esquema ilegal de arrecadação para as campanhas de Paulo Maluf no início dos anos 90.
A festa na quadra da Vai-Vai começou às 17h33 de ontem, quando a última nota dez confirmou a vitória. Entre as 5.000 pessoas que lotavam o Bexiga estava Carmen Valio de Araújo, mulher de Martins. Ele está em Miami.
O desfile das campeãs será na sexta-feira, no Anhembi.

QUASE TRADIÇÃO
Assim como no ano passado, houve confusão na apuração das notas das escolas. Integrantes da Gaviões da Fiel jogaram dois copos com pilhas em representantes da Pérola Negra. Diretores das escolas trocaram empurrões.


Próximo Texto: Entrevista: "É a maior emoção da minha vida"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.