São Paulo, quarta-feira, 09 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Fiéis aproveitam feriado para rezar, se confessar e, por que não?, dançar

FERNANDO MAGALHÃES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Enquanto milhões de cariocas e turistas se esbaldavam na Marquês de Sapucaí e nos blocos, parte da população preferiu dedicar o feriado de Carnaval à religião.
Em paróquias, conventos e colégios da Arquidiocese do Rio, católicos participaram de retiros espirituais.
O retiro Rio de Água Viva, promovido pela Renovação Carismática, no colégio Salesiano, no Riachuelo, zona norte, reuniu o maior número de fiéis. Cerca de 5.000 pessoas lotaram o ginásio do colégio desde o domingo.
Durante o encontro, os fiéis cantavam músicas cristãs e ouviam pregações. O dia era sempre encerrado com uma missa. Ontem, o arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, presidiu a missa de encerramento.
Acompanhada do marido Carlos, 49, e do filho Matheus,11, Claudia Teresa Silva, 45, disse que prefere a alegria do retiro. "Aqui é muito melhor do que o carnaval na rua, porque tem uma alegria que não termina na Quarta-Feira de Cinzas."
Já Pedro Henrique da Silva, 16, que estava com amigos e os pais, disse que se preocupa com sua fé. "Sei que pessoas da minha idade precisam se divertir, mas também acho importante o lado espiritual", explica.
Durante todo o tempo de retiro, um grupo de 30 padres ouvia confissões. Segundo a coordenação, foram feitas 200 confissões por dia. Em cada missa eram distribuídas até 3.000 hóstias.
Durante os intervalos para o almoço, os fiéis compravam terços, bíblias, livros e camisas em barraquinhas na parte externa do ginásio.
Apesar de ter menos participantes -cerca de cem-, o retiro da basílica Santa Teresinha, na Tijuca, zona norte, se destacou pelo clima de Carnaval. Ao final do dia de orações, os católicos participavam do Cristofolia, uma hora de dança e música gospel no ritmo da axé music, do samba e de marchinhas.


Texto Anterior: Cercado de "anjos", Rei magnetiza a Sapucaí
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.