São Paulo, Terça-feira, 09 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REDE DE CORRUPÇÃO
Vereadores escolhidos votaram contra a 1ª proposta apresentada para apurar denúncias de corrupção
3 dos 5 nomeados de CPI têm regionais

JOÃO CARLOS SILVA
da Reportagem Local

Dos cinco vereadores que vão fazer parte da CPI da máfia da propina, três controlam administrações regionais. A composição deve ser divulgada oficialmente hoje pelo presidente da Câmara, Armando Mellão (PPB).
Ontem à tarde, ele adiantou que os membros da CPI devem ser José Eduardo Cardozo (PT), Dalton Silvano (PSDB), Maria Helena Fontes (PL), Natalício Bezerra (PTB) e Milton Leite (PMDB).
Maria Helena controla a Regional Santana, Bezerra fez indicações na Sé e Leite detém o poder na administração de Santo Amaro. Não há, até agora, nenhuma denúncia contra as ARs Santana e Santo Amaro nem contra Bezerra.
Os três parlamentares, que fazem parte da bancada que apóia o prefeito, votaram contra a primeira proposta de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) apresentada na Câmara. Na votação da segunda proposta, que acabou aprovada por 53 votos, eles mudaram de voto.
A CPI foi aprovada para investigar denúncias de corrupção nas administrações regionais e em outros órgãos da prefeitura.
PTB e PL vão ter vereadores na CPI porque o PPB, que tinha direito a duas vagas, anunciou que não quer participar da apuração.
Confirmada a nomeação dos membros da comissão hoje, Cardozo, que vai presidir a investigação, afirmou que marcará a primeira sessão para sexta-feira.
Ontem, ele contestou a escolha de vereadores que controlam regionais. "Mas não tenho mais o que fazer", disse Cardozo.
"Quando surgir um fato, como o vereador que estiver na comissão vai se negar a seguir o caminho da mais clara apuração?", perguntou ontem Mellão.
Como presidente da Câmara, ele detém o poder de indicar os componentes de uma CPI. Mas Mellão respeitou a sugestão de cada partido para tomar a decisão.

Disputa
Com a definição dos componentes da CPI, surge a disputa pelo cargo de relator, o segundo mais importante na investigação.
Três vereadores disputam o poder de elaborar o relatório final da investigação. O documento pode sugerir, por exemplo, a cassação de vereadores.
A disputa envolve Silvano, Maria Helena e Leite. Leva o cargo quem tiver a maioria dos cinco votos dos componentes da CPI. Cardozo vota em Silvano. Maria Helena afirmou ontem ter o voto de Bezerra. Leite reagiu: "Se a relatoria não for minha, é da oposição." A escolha do relator acontece na primeira sessão da CPI.


Texto Anterior: TJ decreta prisão de prefeito de Bauru no caso dos atentados
Próximo Texto: Pitta agora pede reforço em fiscalização
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.